1912 - 1924
Fundada em 1912 a All Engine Company britânica, Ltd. de Londres foi iniciada por Ronald Charteris e Bradshaw Granvillera em Brooklands, Byfleet. Em 1914, já ABC Motors Ltd, mudou-se para Walton-on-Thames onde produziu principalmente materiais de guerra e motores de motos para o exército até 1919, ano em que a primeira moto ABC foi fabricada. Equipada com um motor transversal boxer de 398cc com válvulas à cabeça, 4 velocidades, marcha atrás e garfo com lubrificação automática.
Inicialmente construída em conjunto com a Sopwith Aviation Company, empresa que durante a guerra construiu os famosos aviões Sopwith Camel. Depois disso, a empresa assumiu a criação de Bradshaw, que com o seu design, foi considerado como o antecessor das motos boxer que tão bem conhecemos da BMW.
Os problemas técnicos eram devidos à lubrificação deficiente das válvulas ser deficiente, facto que lhe deu má imagem, tendo cessado a produção em 1921, quando a ABC Sopwith entrou em liquidação.
Em 1920 a empresa restruturou-se passando a fabricar apenas peças para motos. De 1920 a té 1924 com o desaparecimento da ABC, estas motos passaram a ser fabricadas em França pela Gnome & Rhone que assumiu a patente e com dois motores respectivamente de 348cc e de 493cc. Curiosamente esta empresa era igualmente um fabricante de motores para a aviação francesa durante a primeira guerra mundial.
Motor lado esquerdo |
motor lado direito |
Folheto da ABC |
ABC SKOOTAMOTA
Quando todos pensam ser os italianos inovadores do conceito de scooter com as Vespas ou Lambrettas, esta pequena moto mostra que afinal talvez tenham sido os ingleses os inovadores deste conceito.
O design da moto com o motor colocado na retaguarda sobre a roda traseira rodas pequenas e um amplo pisa pés para o condutor é semelhante ao das scooters fabricadas nos finais dos anos quarenta.
A Skootamota foi concebida por Granville Bradshaw e fabricade em Walton-on-Thames, Surrey, pela ABC. Sem caixa de velocidades ou embraiagem atingia os 30 kms por hora.
Esta scooter terá sido a primeira máquina em que o condutor verdadeiramente se sentava, em vez de "cavalgar". Foi considerada como sendo muito confortável de conduzir, muito fácil de manusear e essencialmete muito fiável dispensando grandes conhecimentos de mecânica.
Definida como sendo uma moto de senhora a sua produção terminou em 1922. Neste momento sabe-se apenas exitirem cinco em todo o mundo.
Com um motor de 133cc monocilindrico de válvulas à cabeça montado num quadro tubular, fez dela uma moto muito leve. Para a por em funcionamento era suficiente um pequeno empurrão.
Foto de 1922 |
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