Ao contrário do que muitos pensam a francesa Velosolex não foi a única moto de motor e tração à roda da frente. Existiram anteriormente várias motos, das quais algumas até a trabalharem a vapor, que montavam o motor na parte da frente da moto. Uns faziam-no da coluna de direção, outros no guarda lama e ainda outros no eixo da roda.
Deixo aqui fotos que provam que o conceito de moto com tração dianteira vem das primeiras máquinas construidas.
A mais antiga que consegui encontrar com esta com estas caracteristicas data de 1884.
Trata-se de uma Copeland a vapor fabricada nos Estados U. da América.
No desenho pode ver-se a posição do condutor. Na foto podem fazer uma idéia de como era o modelo original.
A fotografia é de uma réplica da Copeland que se encontra exposta num museu em Memphis.1884 Copeland |
Lucius Copeland em 1894
Geneve
1896
Geneve - Usa |
Werner
1897-1908
A Werner de 1897 antecipou-se cerca de 50 anos à bem conhecida Velosolex ao montar o motor na dianteira.
O nome desta marca vem do apelido dos irmãos Eugène et Michel Werner, emigrantes de origem russa que viviam em França.
Para além deste modelo outros lhe seguiram mas esses já com o motor colocado por baixo do quadro. Conceberam também em 1903 um inovador motor bi-cilindrico vertical de 500cc.
A marca terminou em 1908 com a morte de Michel aos 46 anos, tendo a empresa falido.
Apesar de todos os modelos construidos terem sido comercializados, hoje restam muito poucos exemplares.
Werner de 1897 |
Werner - Reclame da época |
Neste video vemos um modelo de 1898 a trabalhar tal como na sua época. Uma verdadeira preciosidade.
Cyclon
1900-05
A Cyclon foi durante alguns anos uma marca pioneira da industria alemã de motos, localizada em Berlim. Este modelo de 1900 era diferente de outras que a marca produziu, já que a colocação do motor recaiu sobre a frente da moto.
Esta disposição tornava-a muito pesada e de difícil manobra , mas a sua cuidada qualidade de construção afastava-a das bicicletas convencionais.
Com um motor a quatro tempos de 300cc e 1,5hp de potência, esta máquina atingia os 35 kms/h.
Este modelo está em exposição no museu da NSU na Alemanha.
Raleigh
1902-05
Raleigh era o fabricante britânico de bicicletas mais conhecido, e que em várias épocas da sua existência igualmente fabricou motos, o que fez de 1902 a 1905, e novamente de 1919 a 1933.
Mais recentemente, a empresa de Nottingham produziu uma gama de ciclomotores e nos anos 1950s/1960s até uma scooter.
Esta Raleigh parecia-se muito com a sua contemporânea Werner. Com o seu motor montado na parte frontal da direcção, fazia a transmissão através de uma correia a uma polia de grande diâmetro na roda dianteira.
Tal como muitos fabricantes de motos da época que utilizavam motores provenientes de outros fabricantes, esta marca não era excepção ao usar um motor Schwan de 233cc de 2 hp.
1902 Raleigh |
A transmissão |
motor Schwan |
1902-05
A Sigurd foi construida de 1902 a 1906 por Willi Hausher GmbH em Berlim. Presumo tratar-se de um modelo muito raro ou mesmo já inexistente, do qual não consigo encontrar quaisquer fotos e mesmo a literatura do modelo é muito escassa.
Foi uma das primeiras motos equipada com um motor a dois tempos na Alemanha.
O motor de 1,5 hp era o francês Ixion de 1,5 hp que era fabricado por patente pelos alemães.
Foi uma das primeiras motos equipada com um motor a dois tempos na Alemanha.
O motor de 1,5 hp era o francês Ixion de 1,5 hp que era fabricado por patente pelos alemães.
Komet
1902-06
Fabricada em Dresden pela Komet fahrradwerke A.G. foi uma das primeiras marcas a utilizar motores a dois tempos. Tal como a Sigurd esta moto estava equipada com o motor Ixion e eram em tudo muito semelhantes.
Existia uma no motor uma pequena roda forrada a borracha, que por fricção fazia a transmissão à roda dianteira. Para tal era necessário manusear uma alavanca para fazer o encosto do motor, concedendo-lhe assim o movimento.
A foto em baixo é ilustrativa de como o sistema funcionava.
Motor Ixion |
Cyclotracteur
1919-1924
O Cyclotracteur era um conjunto amovível que se montava em minutos, motorizando assim qualquer bicicleta, sendo bastante popular no inicio dos anos 20's. Com um peso de apenas 13 quilos e um motor de 108cc que lhe concedia uma velocidade máxima de 30 kms/h, era possível com o pequeno depósito de combustivel de 1,5 litros percorrer cerca de 75 kms.
Um belo restauro de um exemplar de 1919 |
Numa altura em que a europa se deparava com uma enorme pobreza e com uma grande necessidade de deslocação dos seus habitantes, esta parecia ser uma excelente solução para a mobilidade.
Contudo, apesar da sua simplicidade mecânica e do seu baixo consumo, a sua pouca fiabilidade, o seu peso na roda dianteira, tornava o conjunto instável.
O preço também era elevado para uma grande parte da população, o que limitou bastante a sua continuidade.
O preço também era elevado para uma grande parte da população, o que limitou bastante a sua continuidade.
O esquema do conjunto |
Folheto da época a mostrar as vantagens do motor Cyclotracteur |
Fotos que atestam a simplicidade com que o conjunto motriz é montado. |
Autoped
1915-21
A Autoped foi um construtor de umas trotinetes a motor, com a unidade propulsora colocada na roda da frente, com uma plataforma entre a roda dianteira e trazeira que permitia que o condutor se mantivesse em pé durante a condução, agarrado ao manipulo de direcção.
Equipada com um motor frontal a quatro tempos de 155cc, esta pequena motoreta tinha a característica de ser facilmente transportada, caso dobrássemos a coluna de direcção.
Pesando cerca de 25kg era fácil de transportar |
Pela sua simplicidade e facilidade de transporte, chegou a ser utilizada pelos correios americanos como transporte individual.
Alguns anos mais tarde este veículo chegou a ser produzido na Alemanha, com o nome de Krupp e com um pequeno banco que permitia que o condutor conduzisse sentado.
Uma Autoped a necessitar de restauro.
Krupp
1919-21
A mesma moto que a Autoped, fabricada na Alemanha sob licença. Este modelo aparentemente ganhou um banco para o condutor, que o original não possuia.
motor da Krupp |
Nota-se aqui que o motor é o mesmo da Autoped, embora com ligeiras diferenças.
Norlow
1919
A Norlow fabricada em 1919 é mais ou menos a Autoped ou a Krupp, fabricada em Inglaterra, com um motor a dois tempos monocilindrico de 100cc capaz de atingir os 35 kms/h.
Norlow 100cc |
Rollaway
1919-21
Sobre esta marca pouca informação existe, a não ser que fabricou kit de motores para montar em bicicletas de 1919 a 1921.
1904-1957
Este fabricante francês de motos lançou em 1921 esta máquina que em França ficou conhecida como o "motor auxiliar". Tratava-se de um conjunto de roda frontal, motor e garfos, que podia ser montada em qualquer bicicleta. Este conjunto era fabricado na Áustria, com o nome de Austro-Motorette. A Alcyon vendia o conjunto completo, a que deu o nome de "Roda Amovivel Motrix Alcyon".
Roue Amovible Motrix Alcyon |
O modelo da foto é muito raro e encontra-se em excelente estado. É o único dos primeiros modelos, que não utiliza velas.
O emblema original Motrix |
Folheto da Motrix Alcyon |
1919-1922
Inicialmente concebida em 1919, esta máquina ganhou fama quando nesse ano C.R. Townsend e outro companheiro rodaram de Birmingham para Londres numa distância de 180 kms, que fizeram de pé, pois o primeiro modelo não tinha assento.
Autoglider lado esquerdo |
Autoglider, frente e motor |
Com um motor frontal poderoso e pesado, a Autoglider não era fácil de conduzir. No entanto, o seu baixo centro de gravidade e o seu desenho fazia com que a mesma tivesse sido concebida a pensar nas mulheres. Com uma excelente qualidade de construção, esta scooter era considerada uma das melhores do seu tempo.
1920 Autoglider |
Tanque e emblema da marca |
Folheto da época |
Noticia da viagem num jornal da época |
1922 Autoglider |
Cykelaid
1920-26
Fabricada pela Company Limited of Thomas Street, em York, a Cykelaid foi apresentada pela primeira vez no ano de 1920 em Londres, no Cycle & Motorcycle Show.
1924 Sheppee Cykelaid |
1924 Engine |
Como vantagem tinha a facilidade de montagem em tandems, triciclos ou mesmo numa vulgar bicicleta.
No ano de 1921 foi lançada em duas versões, seno uma para senhoras e outra para cavalheiros.
Com um garfo dianteiro especial, no qual se encontrava montado um motor de 104cc a dois tempos, esta bicicleta custava cerca de 50 libras. Em alternativa podia ser vendido um kit de roda dianteira com o motor, pelo preço de 32 libras, fácilmente adaptável a qualquer bicicleta.
O apelo à clientela feminina |
Os extras... |
No ano de 1922 o motor foi aumentado para 133cc, e adicionado um travão à roda da frente, que não existia em modelos anteriores.
Os modelos de 1924 traziam um curioso sistema de travagem à roda traseira, que pode ser apreciado na foto em baixo.
O sistema de travagem na roda traseira |
Este motor aumentava o peso de toda a estrutura em cerca de 50 kgs e apesar de anunciar velocidades de 5 a 30 kms/h, e o poder viajar cerca de 180 kms com um tanque de combustivel, não foi nuito apreciado pelos potenciais compradores. As últimas unidades foram produzidas em 1926.
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