sábado, 20 de outubro de 2012

BÖHMERLAND


1923-39





A Bohmerland fabricada na antiga Checoslováquia pela Böhmerland Motorcycle Company de 1923 a 1939, é uma das motos mais improváveis que alguma vez foi construída em série.
Idealizada por Albin Leibisch, foi a única moto fabricada a pensar em 3 passageiros, podendo acomodar ainda mais um no sidecar. Foi igualmente a mais comprida alguma vez construída de série, já que media 3,20 metros.


Esta moto era particularmente inovadora e de características únicas na época. Foi a primeira moto equipada com jantes intercambiáveis. O quadro era pouco convencional e de aço tubular. Para o combustível tinha dois depósitos localizados um de cada lado da roda traseira, A suspensão dianteira era um pouco semelhante à mais tarde construída suspensão Greeves. Contudo não possuia amortecedor traseiro. 
Versão longa

Versão curta
Existiam duas versões, curta ou longa. Ambas com o mesmo motor monocilindrico a quatro tempos de 598cc de 3 velocidades e válvulas à cabeça. Com uma potência de 20hp às 3.500 rpm, conseguia atingir os 100 kms/hora.


Esta moto com o seu quadro longo, as cores vivas e os depósitos de combustível deslocalizados não era do agrado de todos, tendo no entanto uma clientela restrita durante os anos em foi produzida, tendo sido vendidas cerca de 1.000 unidades.
Em 1937 lançaram um modelo de 350cc a dois tempos, igualmente com um quadro pouco convencional e com jantes, dos quais poucas unidades se fabricaram, até que a guerra em 1939 fez com que a fábrica fechasse.
Existem actualmente muito poucas unidades destas máquinas, não se sabendo ao certo quantas.
1928 Bohmerland
há um que está a mais...
1929 Bohmerland versão curta





Sem comentários:

Enviar um comentário