1921-25
O nome Megola vem de uma combinação dos nomes dos designers Meixner, Cockerell e Landgraf que entre 1921 e 1925, na Alemanha, projectaram uma das mais estranhas motos alguma vez concebida.
Tinha montado um motor radial de 640cm3, com 5 cilindros em estrela, arrefecido por ar, com válvulas laterais que foi montado dentro do aro da roda da frente. Atingia a velocidade de 110 kms/h.
Um belo exemplar |
O primeiro protótipo do Megola apareceu em 1920, com a montagem do motor de cinco cilindros em estrela dentro da roda traseira. este conceito de montagem do propulsor no cubo da roda não era novo, mas a montagem do motor na roda da frente, o que fez em 1922, sim. Esta foi a primeira e uma das motos únicos no mundo a faze-lo.
O motor |
O seu baixo centro de gravidade tornava a moto bastante manejável. Não tinha embraiagem, nem transmissão, nem neutro. Por isso, quando se parava a moto ela desligava. Para ligar só empurrando ou girando a roda com a moto no cavalete frontal, como num avião da época.
O combustível estava dividido por dois tanques, sendo que o principal escondia-se sob a carroçaria, e o outro sobre o motor onde por meio de uma bomba manual era levado.
Como o mecanismo ocupava a maior parte da área da roda dianteira, foram utilizados dois travões independentes para a roda traseira.
A Megola tinha uma instrumentação muito completa que incluía de série: Conta quilómetros, amperímetro e nível de combustível.
Painel de instrumentos |
Os modelos estavam disponíveis em duas variantes: turismo ou desportivo. Enquanto o primeiro trazia amortecedor traseiro e banco confortável, este último não tinha suspensão traseira, mas tinha um motor mais potente.
Um feliz proprietário de uma bela moto |
Selo alemão com a Megola |
Protótipo de 1920 com o motor na roda traseira |
Várias Megola |
Vejam aqui um destes raros modelos a trabalhar
Sem comentários:
Enviar um comentário