quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Blériot

Blériot


1919-23


Para quem já ouviu falar de Louis Blériot, sabe que foi o primeiro aviador a atravessar o Canal da Mancha em aeronave, a 25 de Julho de 1909. O que talvez não saibam é que esse aviador também fabricou motos.
No final da primeira guerra, a Blériot Aéronautique deixou de ter encomendas para os aviões que fabricava, e numa empresa que dava trabalho a cerca de 2.500 empregados, a solução encontrada foi o fabrico de motociclos.

1922 Bleriot 500 cc



O motor de 500cc


Com um desenho invulgar, esta moto apresentava rodas compactas num chassis considerado de acordo com os padrões da época. O seu motor de dois cilindros paralelos a quatro tempos, com 497cc, e uma caixa de 3 velocidades desenvolvia a potência de 5 hp




Folheto da Blériot

A marca apresentava três modelos sendo eles o Sport, o Tourist e ainda o S.T.D.
Para os sidecars existia igualmente um modelo de 750cc de 8hp, e equipado com marcha atrás.

Pintura com a moto e com avião da Blériot

Ela não roda - ela voa...
Apesar da sua aparência invulgar e das suas caracteristicas, as vendas não foram significativas, de modo que em 1923 o fabrico cessa. Noventa anos volvidos, pensa-se ainda existirem cerca de 12 destas motos, cujo lema da fábrica era: "elle ne roule pas -  elle vole" ("Ela não roda – ela voa").

Sem comentários:

Enviar um comentário