Blériot
1919-23
Para quem já ouviu falar de Louis Blériot, sabe que foi o primeiro aviador a atravessar o Canal da Mancha em aeronave, a 25 de Julho de 1909. O que talvez não saibam é que esse aviador também fabricou motos.
No final da primeira guerra, a Blériot Aéronautique deixou de ter encomendas para os aviões que fabricava, e numa empresa que dava trabalho a cerca de 2.500 empregados, a solução encontrada foi o fabrico de motociclos.
1922 Bleriot 500 cc |
O motor de 500cc |
Com um desenho invulgar, esta moto apresentava rodas compactas num chassis considerado de acordo com os padrões da época. O seu motor de dois cilindros paralelos a quatro tempos, com 497cc, e uma caixa de 3 velocidades desenvolvia a potência de 5 hp
Folheto da Blériot |
Para os sidecars existia igualmente um modelo de 750cc de 8hp, e equipado com marcha atrás.
Pintura com a moto e com avião da Blériot |
Ela não roda - ela voa... |
Apesar da sua aparência invulgar e das suas caracteristicas, as vendas não foram significativas, de modo que em 1923 o fabrico cessa. Noventa anos volvidos, pensa-se ainda existirem cerca de 12 destas motos, cujo lema da fábrica era: "elle ne roule pas - elle vole" ("Ela não roda – ela voa").
Sem comentários:
Enviar um comentário