Minerva
1900-09
A história desta marca começa com Sylvain de Jong e com seus irmãos em Antuérpia no ano de 1895, quando abriram uma oficina de fabrico e reparação de bicicletas, às quais deram o nome de Mercury.
No ano de 1900 com a aquisição da patente do motor suiço Zurcher & Luthi, iniciaram a produção de carros ligeiros e de motocicletas. Com estes motores adaptados aos quadros das bicicletas, aparece assim a marca Minerva.
1902 Minerva 211cc |
1905 Minerva |
1906 Minerva V-Twin |
1907 Minerva V-Twin 577cc |
Vários fabricantes utilizaram estes motores. Entre os mais conhecidos podem-se destacar: Bayliss Thomas, Humber, Royal Enfield, Quadrant, Triumph, BSA e outros no Reino Unido. Gobron, Cottereau, Peugeot, em França. Adler, Opel, and Seidel-Naumann na Alemanha. Eysink, Simplex e Gazelle na Holanda.
A outras marcas de bicicletas foram igualmente montadas os kits de motor Minerva, por exemplo na Austrália e noutros territórios de influência inglesa.
Devido à sua fiabilidade e fácil montagem em qualquer quadro de bicicleta, os motores Minerva rápidamente se tornaram sucesso. No ano de 1905 um novo motor, desta vez um V-Twin é apresentado.
A partir de 1908 a marca adopta o depósito circular, substituindo os antigos que eram quadrados, embutidos no chassis da moto.
1908 Minerva 432cc |
O monocilindrico de 432cc |
Os primeiros motores eram de 172cc com 3/4 hp. Outros monocilindricos se lhe seguiram com 211cc, 232, 269, 331cc, 345cc e 433cc. Os bicilindricos V-Twin eram de 577cc e 855cc respectivamente com 4,5 hp e 7hp.
O V-Twin Minerva de 1906 |
Em 1905 as vendas de motos começaram a cair, e a procura de automóveis a aumentar. No ano de 1909 a produção de motos foi abandonada.
No total, cerca de 35.000 unidades desta marca foram fabricadas.
Um revivalismo da marca foi tentado no ano de 1954 com uma scooter fabricada sob patente da MV Agusta, não tendo tido sucesso, pelo que em 1958 o projecto foi abandonado.
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