Pierce
1909-13
A Pierce foi um fabricante americano de bicicletas e automóveis, que igualmente passou pelo mundo das motos. Localizada em Buffalo, a The Georges N. Pierce Company iniciou actividade no ano de 1891 fabricando bicicletas.
Pelos preços praticados, que eram considerados aceitáveis, conseguiu que as bicicletas deixassem de ser uma curiosidade para os ricos, para serem uma necessidade para as massas.
1910 moto Pierce four |
O bonito motor de quatro cilindrosa |
Cedo esta marca passou a ser respeitada pelos seus produtos e pelo cuidado detalhe das suas produções.
No ano de 1903 a par com as bicicletas, a marca decide-se pelo fabrico de um automóvel, topo de gama, tendo então nascido o Pierce-Arrow.
Em 1906 a empresa divide-se, nascendo a Pierce Cycle Company que separou o sector automóvel, do das bicicletas.
Pierce four |
Com uma aparência que a distinguia das restantes, a sua primeira moto aparece no ano de 1909, como sendo a moto "sem vibrações".
Tinha montado um motor de quatro cilindros de 696cc, inspirado no belga FN, e ficando para a história como a primeira tetracilindrica de fabrico americano. Este motor desenvolvia 7 hp que lhe permitiam atingir cerca de 100 kms/h.
No ano de 1910 uma versão monociclindrica foi lançada com um motor de 592cc com 5hp, mantendo-se a produção até ao ano de 1913.
Uma Pierce mono de 1912 a necessitar de restauro |
O motor monocilindrico |
Uma outra Pierce mono completamente restaurada |
A sua grande qualidade, não a tornou competitiva devido ao seu elevado custo. Como o seu preço estava muito próximo do automóvel Ford, modelo-T, podemos advinhar o insucesso comercial desta moto.
No ano de 1914 a Pierce Cycle Company entrou em processo de falência, mas no sector automóvel a produção continuou até 1938.
Sem comentários:
Enviar um comentário