Neander
1924-1929
Esta marca nasce em 1924 pela mão de um dos maiores génios criativos da história do motociclismo, Ernst Neumann-Neander, um prussiano nascido em Kassel no ano de 1871. Os seus desenhos fizeram história quer no sector automóvel quer nas motos, pela invulgaridade e pelas soluções alternativas que conseguiu fazer passar do papel à realidade.
Da carreira profissional de Ernst Neander sabe-se que teve início no final do século XIX com a construção de triciclos motorizados a vapor. Já no início do século XX desenvolveu motores de combustão interna baseados nos De Dion Bouton.
Ernst Neumann em 1925 à esquerda |
A originalidade de um carro de três rodas |
No ano de 1904 adquire um motor V-twin fabricado pelos suíços da Zedel, que em conjunto com a marca Griffon desenvolve, e para os quais desenha sua primeira moto.
Anos mais tarde é na empresa Austro-Daimler que os seus desenhos são utilizados, mas no ramo automóvel.
Em 1924 Neumann decide-se pelo fabrico dos seus próprios modelos, para os quais adopta o nome "Neander". Na sua concepção as Neander deveriam ser, confortáveis, leves, fiáveis e acessíveis às massas.
Todas as motos desenhadas por E. Neumann tinham em comum quadros que não eram pintados mas banhados a cádmio, fabricados em aço prensado e duralumínio. Para as suas motos os motores escolhidos eram das marcas Villiers, JAP, Küchen e MAG, com cilindradas que iam dos 122 aos 996cc .
É nos arredores de Euskirchen que nesse mesmo ano apresenta a Neander Tourist, uma motocicleta de baixa cilindrada com um quadro de aço tubular central.
1924 Neander Villiers de 150cc |
Em 1925 voltamos a ter uma Neander desta vez com recurso a um quadro de alumínio e a um motor Villiers de 175cc, é apresentada uma moto de competição com um peso inferior a 40 kgs.
1925 Neander Villiers de 175cc e 40kg de peso |
Em 1927 a marca lança aquela que foi a sua mais conhecida moto, a Neander P3. O quadro desta moto era fabricado a partir de folhas de metal prensado e tal como os anteriores, banhado a cádmio. Esta moto tinha quadros iguais para todas as motorizações utilizadas, que iam dos monocilindricos Küchen de 500cc aos MAG e JAP de 1.000cc. No total foram produzidas cerca de 2.000 unidades,
1927 Neander P3 com motor Jap de 1.000cc |
1928 Neander P3 com motor Kuchen de 500cc e sidecar |
motor Kuchen de 500cc |
O último modelo destas motos é de 1929, a Neander P3-1. Equipada com motor MAG de 1.000cc, é hoje considerada uma das 100 motos mais representativas do século XX.
1929 Neander MAG |
A ausência de pintura dá um visual muito especial a esta moto |
A história desta fabulosa moto é continuada com a marca Opel, à qual Neumann vendeu em 1928 a patente dos seus desenhos, pelo que esta marca em 1929 iniciou a sua própria produção, agora com motor próprio. Como curiosidade refira-se ter sido esta a última motocicleta que a Opel fabricou, pois ao ser comprada em 1929 pela General Motors, os americanos decidiram cessar a produção de motos, o que aconteceu em 1930.
A Neander Opel de 1930 |
A partir do momento que Neander deixa as motos, volta-se de novo para os automóveis. É neste espaço de tempo até por volta de 1946 que aparecem as mais estranhas criações de E. Neumann. Por exemplo o seu "Fahrmaschine" ou o "riding machine".
O futurista Fahrmaschine de 1935 |
Algumas criações de Neumann |
Em 1947 apresenta um "ultra leve" de 98cc Sachs a dois tempos que atingia os 60kms/h podendo ser conduzido sem carta e sem qualquer tipo de taxa fiscal. Apenas dois prótotipos foram consruidos.
Um curioso modelo de ciclo-carro de 3 rodas |
Uma idéia curiosa para um veículo |
Nas suas últimas criações está um protótipo equipado com motor Ilo a 2 tempos de 125cc, que privilegiava a ergonomia e o conforto. A roda traseira era mais pequena e o guiador e os pisa pés colocados de modo a posicionar melhor o conforto do passageiro. Apresentou igualmente a Neander mk 98, embora nenhum dos modelos tenha alguma vez entrado em produção.
1949 Neander Ilo de 125cc |
1947 Neander MK 98 |
Em baixo temos um excelente video onde em poucos minutos podemos admirar as brilhantes criações de um homem que para uns terá sido um visionário, para outros um génio. Opiniões à parte, as suas criações dispensam comentários. É imperativo ver este video em full screen.
Durante os últimos cinco anos de vida Neumann abandona completamente os desenhos técnicos, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura, deixando à data da sua morte em 1954 cerca de 100 aguarelas da sua autoria.
Todas as suas criações podem ser admiradas ao vivo no soberbo museu privado do Automóvel e Técnologia de Sinshein, na Alemanha.
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