Wagner
1901-14
A Wagner Motorcycle Company nasceu em 1901 fundada por George Wagner em Saint Paul, Minnesota, como subsidiária da Wagner Bicycle Company. Apesar de terem produzidos cerca de 8.500 motos, este fabricante ficou conhecido pelo prestígio que a filha de Wagner, Clara Marian Wagner, trouxe para a marca.
Ela que aos 15 anos foi a primeira mulher a ser membro da FAM (Federation of American Motorcyclists) e três anos mais tarde entrou em várias corridas com as motos de seu pai.
Todas as modelos que este fabricante produziu eram monocilindricos de 442cc de 4 hp com tracção por correia e capazes de atingirem os 70kms/h. Pela sua semelhança com os da Thor ou Indian que a Aurora fabricava, é muito provável que sejam os mesmos, embora ostentem o nome da marca nas tampas laterais.
Numa altura em que grande parte das empresas produziam variantes da Thor ou da Indian, esta motocicleta apresentava várias diferenças relativas a esses clones.
O peculiar quadro das Wagner |
A sua imagem de marca passava pelo desenho curvo do quadro, que lhe permitia um posicionamento do motor mais abaixo, o que lhe conferia uma melhor ciclistica. Outra particularidade vinha igualmente desse mesmo quadro que ao mesmo tempo era utilizado como tubo de escape.
Nesta moto por restaurar é visivel como o motor e o quadro estão ligados |
1912 Wagner |
o motor de uma Wagner de 1912 |
1911 Wagner |
O motor Wagner e o escape no quadro |
No ano de 1909 a empresa produziu um modelo a pensar nas senhoras, tendo sido apresentado pela filha de G. Wagner, Clara. Este modelo concedeu à marca alguma importância mediática e ajudou-a a consolidar o seu prestígio como sendo a primeira mulher motociclista.
Clara e o modelo de 1909 para senhoras |
Aqui podemos ver Clara Wagner com uma Harley monocilindrica |
No ano seguinte Clara de 18 anos volta a ser notícia ao ganhar ao ganhar uma prova nacional de endurance, com uma pontuação perfeita de 1.000 pontos. No entanto os organizadores da prova recusaram-lhe a vitória pelo facto de ser uma mulher, pois não era suposto as mulheres competirem em motos...
Apesar dessa contrariedade ganhou ainda várias competições, para as quais tinha o patrocínio da Eclipse Machine Co., uma empresa que fabricava peças para travões de bicicletas.
Wagner motorcycle |
Foto da época |
Apesar de já ter lido que a marca fabricou tandems com motores bicilindicos V-Twin, nada encontrei sobre esses modelos. A marca extinguiu-se em 1914.
Sem comentários:
Enviar um comentário