quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pope


Pope


1911-18

Esta marca de motos fez história entre 1911 e 1918 nos Estados Unidos. Sediada em Hartford no Connecticut, na realidade este fabricante data de 1878 quando o seu fundador, Albert Augustus Pope, com o propósito de monopolizar o fabrico de bicicletas, comprava todo o tipo de patentes que tivessem a ver com as duas rodas.
Foi com o fabrico da bicicleta "Columbia High-Wheeler", a Pierre Lallemont, uma daquelas bicicletas com a roda da frente sobredimensionada e a roda traseira pequena, que a empresa teve início. 
Anos mais tarde em 1900 já era o maior fabricante de bicicletas do seu país.

Bicicleta Columbia High-Wheeler de 1886
Em 1902 começaram a vender motociclos. Não que os tivesse fabricassem, mas que compravam a terceiros, eram remarcadas e revendidos com a marca "Columbia". Esta politica manteve-se até 1906. O comércio de motos foi interrompido até 1911, ano em que aparece a sua primeira moto de fabrico próprio, à qual deram o nome "Pope".

Pope modelo H de 1912
O motor Pope modelo H
As suas motos estavam no topo da tecnologia da época, e já eram caras. Para se ter uma ideia do seu custo, pode-se dizer que custavam o equivalente a um ano de salário de um trabalhador médio.
Ao contrário das bicicletas que davam grandes lucros aos seus fabricantes, nos primeiros anos em que as motos começaram a ser produzidas deixavam pouco lucro.
A Pope Board Track Racer de 1913
1915 Pope Racer

Apesar de Albert Augustus ser um fã e apoiante das corridas de bicicletas, a sua participação em corridas de motos foi decepcionante, e até ruinosa.

Um reclame da marca aos modelos H e L

Esta marca foi a segunda a utilizar válvulas à cabeça, sendo a Hildebrand and Wolfmuller a primeira. Igualmente já utilizava quatro válvulas por ciclindro.
Equipada com suspensão dianteira e traseira, segundo os especialistas estas motos foram a nivel mundial as mais evoluídas em produção do seu tempo. Estariam cerca de 14 anos adiantadas às motos europeias e cerca de 25 relativamente à primeira OHV da Harley Davidson de 1936.

1916 Pope modelo L
1917 Pope
1918 Pope último modelo de 25 hp
Para se poder compreender esta afirmação, admiremos a magnifica suspensão traseira da Pope, copiada por muitos outros fabricantes, mas já no final dos anos 30's.

Suspensão Pope
O último modelo a ser produzido, o modelo de 996cc OHC e de três velocidades, debitava 25 hp e era nesse ano a segunda moto mais rápida, só superada pela Cyclone.

1913 Pope Board Racer modelo H
1915 Pope modeo L Racer
Um funcionário vestido a rigor junto à sua Pope
No ano de 1917 a produção foi suspensa, pois a fábrica decidiu correr atrás do dinheiro fácil que provinha do fabrico de material bélico, especialmente metralhadoras que vendia ao exército americano.
Os modelos que restaram desta marca hoje são muito valiosos, essencialmente pelo avanço tecnológico que apresentavam nos seus modelos.


No video em cima podemos ver uma Pope modelo H a trabalhar na perfeição. O modelo está por restaurar, mas ostenta todos os emblemas originais. No video em baixo temos uma moto igual, à qual faltam peças que impedem o seu funcionamento.


No video em baixo podemos apreciar uma Pope modelo L de 1918, a de 25 hp, que estava a ser vendida em leilão. Só inclui este video pelo facto de assim podermos apreciar melhor estas raridades.


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