Vauxhall
1922-23
Esta é uma das motos mais raras que existem. Nasceu da vontade de uma empresa que é famosa pelo fabrico de automóveis em alargar o seu sector de produção.
Foi encomendado ao Major Frank Halford da empresa Ricardo and Co. o desenho de uma moto que superasse tudo o que já tinha sido feito à época.
De uma previsão de seis protótipos, apenas duas foram construidas, existindo hoje apenas um exemplar que se encontra na Milnton House, um futuro museu na Ilha de Man.
Com um desenho muito evoluido para o seu tempo, era uma moto de quatro cilindros e 945cc arrefecida a ar.
Uns estrados para os pés ao estilo americano, o motor de quatro cilindros, e o seu quadro de duplo berço faziam dela uma moto muito suave, silenciosa, manejável e até divertida.
1922 Vauxhall |
Com um desenho muito evoluido para a época, era uma moto de quatro cilindros e 945cc arrefecida a ar.
Com uns estrados para os pés ao estilo americano, o seu motor de quatro cilindros e seu quadro de duplo berço faziam dela uma moto muito suave, silenciosa, manejável e até divertida.
Bill Snelling e a Vauxhall |
Bill Snelling, um corredor do Manx TT que teve ocasião de a experimentar confirmou tratar-se de uma moto muito sofisticada e capaz de suavemente poder atingir os 130 kms/h.
Uma outra imagem da Vauxhall |
Em 1924 a politica da empresa mudou, de modo que o projecto foi cancelado. As duas motos concluidas foram vendidas, e as peças distribuidas pelos trabalhadores.
Em 1951 uma desmantelada "Vauxhall Four" foi encontrada e ao fim de vários anos um colecionador conseguiu reconstruir-la, sendo esse o único exemplar existente.
Os anos do pós guerra estavam a ser dificeis para o motociclismo, de tal modo que o custo de produção apresentava-se por demasiado dispendioso, o que levou a marca a cancelar o projecto e a fazer com que este protótipo nunca entrasse em produção.
No ano de 1925 a americana General Motors compra a Vauxhall, e como sempre repudiaram o fabrico de motociclos, a história da moto Vauxhall terminou aqui.
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