quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Socovel

1942 Socovel moto eléctrica (BE)




A empresa fundada em 1941 pelos irmãos Maurice e Albert de Limette em Bruxelas.
Nesse ano, Maurice ficou hospitalizado por bastante tempo devido a um grave acidente de automóvel.
Esse tempo foi aproveitado para desenvolver o projeto de uma moto elétrica, que poderia resolveria os problemas ligados ao racionamento de gasolina durante a ocupação alemã.






O nome Socovel significava "Sociedade para o Estudo e Construção de Veículos Elétricos".
Depois de obtida dos alemães autorização para a produção de 500 unidades, nesse mesmo ano 15 motos elétricas foram fabricadas e de imediato vendidas.
No ano seguinte, apesar do alto preço de venda e das dificuldades da empresa em obter baterias e motores elétricos, a Socovel conseguiu vender 400 motos.
Apesar dos alemães estarem interessados nestas motos, a relutância da empresa em fornecer o exército de ocupação era tão forte que a ordem nunca foi cumprida.
As vendas a civis continuaram em 1943 e 1944, mas os números de quadro eram repetidos para ficarem abaixo de 500, número para o qual tinham permissão de fabrico.
Após a guerra e com a gasolina já disponível, a empresa passa a utilizar motores Villiers de 123cc a dois tempos nas suas motos.
A velocidade máxima desta moto era de cerca de 25 km por hora, com autonomia para 50 km e com um tempo de recarga de 10 horas numa bateria que pesava 90kgs. Sem qualquer dúvida muito à frente do seu tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário