domingo, 21 de outubro de 2012

As pioneiras

Daimler
1885
Em 1885 Gottlieb Daimler registou a patente daquela que é considerada por muitos como sendo a primeira moto, já que foi a primeira com motor de combustão interno a gasolina. Não sendo exactamente uma moto como hoje a conhecemos, tratava-se mais de uma bicicleta de madeira à qual foi montado um motor de um cilindro Otto-Cycle, que nem 1 hp desenvolvia.






Roper Steam motorcycle
1867

No entanto, anos antes nos Estados Unidos em 1867, Sylvester Roper construiu uma primitiva moto de dois cilindros que trabalhava a vapor, sendo pois para alguns esse o verdadeiro ano do nascimento da moto.
A moto a vapor de Sylvester Roper
Neste video podemos ver como funcionava o motor a vapor de Sylvester Roper. É muito interessante.

Sylvester Roper e a sua moto
A invenção de Roper acabou por lhe custar a vida, tal como foi noticiado no jornal cujo recorte se encontra na foto em baixo. Enquanto fazia a apresentação da sua moto, sofreu um ataque cardíaco que lhe foi fatal. Muito provávelmente terá sido igualmente a primeira vítima na história do motociclismo.

Noticia da morte de Roper

Michaux-Perreaux

1968 



Aqui encontramos um exemplar de uma moto que também ela poderá ter sido a primeira moto fabricada.
Independentemente das datas de outras, do país de origem, ou de ser ou não a primeira moto, esta máquina é de 1868...
Equipada com um motor a vapor, julgo ter sido aqui o ponto de partida para o mundo das motos que hoje conhecemos.
Foi concebida por Louis-Guillaume Perreaux, um  inventor francês que se auto titulava engenheiro mecânico, e que segundo a Wikipedia, é considerado oficialmente o criador da primeira moto.
Esta denominada moto, foi montada num quadro de madeira Draisienne, que nada mais era que uma bicicleta de madeira do antigamente, dando origem à máquina que vemos na fotografia.


Felix Millet


1888


Félix Millet registou em 22 de Dezembro a patente de uma bicicleta motorizada, com pneus de borracha e  com um extraordinário motor radial de 5 cilindros colocado na roda trazeira, capaz de atingir a velocidade de 55 kms/h.

Kane-Pennington

1894

Pensa-se ter sido a Kane-Pennington a primeira moto de motor de combustão nos  Estados Unidos. 
Com o motor de dois cilindros colocados atrás da roda trazeira, utilizava-a como cambota. As bielas estavam de ambos os lados da roda. Devido ao seu acionamento direto e de alta alavancagem, o Pennington Kane poderia levar o piloto a 80kms/h. 



Kane-Pennington
O motor



Hildebrand (também conhecida por Dalifol)

1889-96
Em 1889, Heinrich e Wilhelm Hildebrand de Munique construíram uma moto protótipo com um motor a vapor, abandonado no ano seguinte.
Hildebrand a vapor

Hildebrand & Wolfmuller

1894-97

A primeira moto a ter produção em série foi a 1.488cc a quatro tempos construída pelos irmãos Hildebrand e por Alois Wolfmuller. Iniciaram uma parceria com a qual fabricaram cerca de 1.000 unidades de uma moto com motor bicilindrico paralelo que desenvolvia 2,5hp e lhe permitia uma velocidade de 40kms/h.
A produção terminou em 1897 devido ao desenvolvimento que o motociclismo teve nessa época e que tornou a máquina obsoleta.


A bela roda traseira

O sistema de engrenagens, que fazia a tracção

Travão dianteiro
Repare-se no pormenor do travão dianteiro, que certamente não permitiria grandes aventuras.




Marks


1896-1902

Roy C. Marks no ano de 1896 criou aquela que foi a primeira moto de fabrico americano, a Marks de S. Francisco. Ficou conhecida como a Californian Motorcycle. Esta moto nada mais era que uma bicicleta na qual foi montada um motor que era uma cópia do De Dion-Bouton.


O logotipo do depósito
No ano de 1902 tendo como condutor George A. Wyman esta moto fez a primeira viagem transcontinental de S. Francisco a New York, viagem que levou 50 dias e que já no final o obrigou a pedalar cerca de 240 kms.
Pouco tempo depois a patente e a maquinaria foi comprada pela Yale Motorcycles, passando a ser fabricada com o nome Yale-Californian.


1905 Yale-California




Holden

1897-1903

Mais uma moto com motor a vapor, desta vez concebida por um dos mais conhecidos pioneiros da historia do motociclismo, o coronel Sir Henry Capel Holden.
Holden na sua moto a vapor de 1898
foto do passado
Em 1897 Holden desenhou em Coventry a primeira moto de quatro cilindros de 1.054cc, horizontal e refrigerado por água que tinha 3hp de potencia e permitia a velocidade de 40kms/h. A moto que vemos na foto em baixo.
Holden 4 cilindros de 1987
Em 1906 o coronel Holden desenhou em Brooklands aquele que foi o primeiro circuito de corridas do mundo.



Phébus Motor Tricycle


1898

Em 1898 os triciclos Phebus foram produzidos em França de parceria entre britânicos e franceses, das marcas Gladiador e Humber, equipados com um motor motor monocilindrico de 322cc. Aster, igualmente francês.


 Estes motores de 2,75 hp conseguiam a velocidade de 63kms/h, o que era surpreendente para a época.
Motor Aster 322cc

Orient

1898-1906


A Metz Company em 1898 localizada em Waltham no Massachusetts, foi a primeira empresa americana a produzir motos em série, com a Orient Aster.
O motor utilizado era um Aster, que era uma cópia francesa do DeDion-Bouton, supostamente o precursor de todos os motores de moto. Ele antecede a Indian em 3 anos e a Harley-Davidson em quatro, sendo que ambas marcas usaram nos primeiros modelos motores ​​baseados no design de De Dion-Bouton.

motor Aster

Em 1906 a marca Orient desaparece dando lugar à "Marsh-Metz" também conhecida como "M-M".

Um exemplar com um perfeito restauro
Orient
A "ergonómica" posição de condução...
Tandem Orient







Laurin & Klement


1899-1908

Esta marca foi sem qualquer duvida uma das grandes pioneiras do motociclismo. Laurin & Klement produziram, monocilindricos, , bicilindricos e até um quatro cilindros em linha. Notável foi a inovação de arrefecimento a água e a introdução de suspensão dianteira.
1899 Laurin & Klement Republic

1905 Laurin & Klement


No ano de 1894 o livreiro Vaclav Klement e o mecânici Vaclav Laurin abriram uma oficina de reparação de bicicletas, numa cidade próxima de Praga, na antiga Checoslováquia. Pouco tempo se passou até iniciarem o seu próprio fabrico de bicicletas. No ano de 1898 e inspirados na moto Werner que tinham adquirido, resolveram iniciar-se no fabrico de motos. No ano seguinte, em 1899 as suas motos foram comercializadas com a marca "Slavia".

A partir de 1908 dedicaram-se ao fabrico de automóveis, tendo sido no ano de 1925 a marca adquirida pela Skoda.





Neste último video podemos ver como era a Laurin & Klement CCCC de quatro cilindros de 1904.


Singer

1899-1920

Quando se ouve este nome pensa-se logo em máquinas de costura. Não é este o caso, nem tem nada a ver.
Singer foi um dos mais notáveis fabricantes britânicos de veículos de duas rodas do principio do século XX. Fabricou motos convencionais até por volta de 1920, ano que se lançou na indústria automóvel.
No modelo em baixo vemos a primeira moto da marca. Como se pode ver, tem o motor montado dentro da roda traseira, com a jante a envolve-lo. Esta terá sido a primeira moto a utilizar uma jante de aluminio ao invés do habituais raios. 
Singer de 1901

O pormenor da roda traseira e do motor

O reservatório de gasolina e óleo
Originalmente patenteado por Perks & Birch de Coventry em 1899, o desenho foi adoptado por Singer no ano seguinte. Em baixo vemos um modelo de senhora do ano de 1902, que tem um tanque de reserva de combustível montado no tubo de direcção, para além de outro, combinado de combustível e óleo, por trás do selim.

1902 Singer modelo de senhora 
Em 1905 foi produzido pela marca um triciclo mas que desta vez usava a tracção dianteira, igualmente com o motor dentro da roda. O projecto começou então a ser melhorado, produzindo uma outra três rodas que entre outras mudanças usava um volante ao invés de guiador.
1905 Singer triciclo


The Field

1908 

Mais uma moto propulsionada a vapor, a The Field. Existe muito pouca informação sobre ela pelo que apenas acrescento que desenvolvia uns belos 8 hp, o que para a época era excelente.
1908 Field a vapor
motor a vapor da Field
A Field ao vivo, uma bela máquina

Esta marca só produziu dois exemplares, o modelo que se vê na foto em baixo foi o primeiro a ser produzido.
Field


Steam Flyer

1912

A Steam Flyer foi construida em 1912 em Sacramento, nos Estados Unidos, pelo sr. Gillingwater. É única e encontra-se em perfeita condição de funcionamento.
Encontra-se em exposição no museu mecânico de São Francisco.



Como esta moto é peça única e todas as fotos que encontrei foram tiradas através da vitrina, no video sempre se vê um pouco melhor esta soberba máquina.






Sem comentários:

Enviar um comentário