sábado, 20 de abril de 2013

Flanders

Flanders


1911-14


A história da americana Flanders é um pouco da história de Walter E. Flanders, um dos mais proeminentes homens da indústria automóvel, especialista no desenvolvimento de produção em massa, nas indústrias de ferramentas automotivas e de máquinas. 
Contratado por Henry Ford em 1906, para ajudar a sua empresa na visão da produção massiva, Flanders abandona o projecto de Ford em menos de dois anos.



Folheto da época sobre a qualidade da Flanders

A prova da sua robustez

Foi co-fundador da EMF, uma importante empresa do sector automóvel americano, que acabou comprada pela Studebaker Co.
Apesar da sua ligação ao mundo motorizado, Flanders não se interessava pelos veículos produzidos, fossem eles de que tipo fossem. A sua quase obstinação era com os processos de fabrico em massa, que pretendia optimizar, maximizando resultados e reduzindo os custos de produção.


Duas Flanders modelo 4
Esta sua empresa, a Flanders Manufacturing Company, sediada em Pontiac no estado do Michigan, seguia esse seu pensamento e começou a produzir motocicletas a preços reduzidos. 

1911 Flanders


Uma imaculada Flanders de 1911 no museu Barber

O motor Flanders
Uma Flanders de 1913 por restaurar
A mesma Flanders já restaurada
O seu primeiro modelo, a "Flanders 4" era uma resistente monocilindrica de 4 hp e transmissão por correia que pintada de preto brilhante tal como os "Ford modelo T", podia ser considerada uma moto atraente.
Este modelo manteve-se até 1914, ano em que é apresentado um outro modelo, a "Flanders modelo D". Motorizada com um motor v-twin, que desenvolvia de 7 a 9 hp, utilizava um carburador Schebler e um magneto Splitdorf, considerados os melhores do mercado. O quadro era convencional, e embalava o motor na sua secção inferior. Este modelo já tinha transmissão por corrente, que se encontrava escondida dentro de um sobre dimensionado guarda corrente.

A única Flanders modelo D de 1914 existente

A Flanders modelo D numa exposição 

O custo desta moto era de 210 dólares, hoje desconhece-se quantas destas motos terão sido fabricadas.
Neste mesmo ano de 1914 Flanders que nunca esteve muito tempo com um projecto em mãos, abandona o fabrico de motos, dedicando-se a outros negócios.
Actualmente existem cerca de 20 motos "Flanders modelo 4" e apenas uma do modelo "D". Na foto em cima podemos admirar este exemplar único, propriedade do Dr.William Spencer Flanders, que a mantém num estado de conservação admirável.


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