Stock
1924-33
Esta é uma marca de motos alemã da qual pouco se sabe, a começar pelo seu nome que provávelmente seria Stock, embora pudesse ser Stock-Kardan ou ainda Kardan-Stock. Mais do que a crise financeira que assolava a Alemanha dos anos 30, foi o anti-semitismo que fechou as portas a uma marca que durante o seu curto periodo de existência já apresentava algumas soluções consideradas inovadoras.
Referencia à Evans americana |
Fabricadas em Berlin-Niederschöneweide pela Stock Motorpflug AG, uma empresa de máquinas agrícolas que entra no mundo das motos em 1924 quando adquirida por um industrial judeu, de nome Richard Kahn, residente na Alemanha desde 1916 onde já possuia várias fábricas.
1930 Stock |
A vontade de Kahn de fabricar motos baratas para uma população que cada vez mais tinha necessidade de se deslocar, leva-o a adquirir à americana e recém falida Evans, a patente de uma bicicleta motorizada de 119cc a dois tempos, a "Evans Power Cycle". Foi com este modelo ao qual deu na versão alemã o nome "Stock", que a empresa se lançou, continuando o seu fabrico até ao ano de 1933, num total de cerca de 30.000 unidades fabricadas.
Estas "Evans Power Cycle" já eram do conhecimento do publico alemão através da Amstea AG de Berlin, que as importou entre 1921 e 1924 em quantidade considerada razoável.
A Stock manteve a réplica da original Evans até por volta de 1928, ano em que com a colaboração preciosa de Josef Heuss, um engenheiro mecânico ao serviço de Kahn, foi modificada, tendo-lhe sido aumentada a potência de 2 para 3 hp, e a corrente substutuida por um veio de transmissão.
A original Evans e a réplica Stock |
Estas "Evans Power Cycle" já eram do conhecimento do publico alemão através da Amstea AG de Berlin, que as importou entre 1921 e 1924 em quantidade considerada razoável.
A Stock manteve a réplica da original Evans até por volta de 1928, ano em que com a colaboração preciosa de Josef Heuss, um engenheiro mecânico ao serviço de Kahn, foi modificada, tendo-lhe sido aumentada a potência de 2 para 3 hp, e a corrente substutuida por um veio de transmissão.
Kardan Stock |
Stock Kardan... |
No ano seguinte, o mesmo Heuss apresenta uma moto completamente nova de 197cc, três velocidades e 6hp. Esta cilindrada fazia todo o sentido numa época em que a recém legislação de 1928 permitia que as motos até essa cilindrada fossem isentas de licença de condução e de taxas.
Mais variantes deste modelo foram construidos, um de 250cc e 8 hp que se destinava à exportação, e um outro modelo de 300cc de 10hp.
Em 1931 e já em plena crise, Kahn escolhe uma das suas fábricas, a Schnellpressenfabrik em Heidelberg, para a continuação do fabrico das motos Stock.
Mais variantes deste modelo foram construidos, um de 250cc e 8 hp que se destinava à exportação, e um outro modelo de 300cc de 10hp.
Em 1931 e já em plena crise, Kahn escolhe uma das suas fábricas, a Schnellpressenfabrik em Heidelberg, para a continuação do fabrico das motos Stock.
Pormenor do motor da Stock |
O motor da Stock |
Uma foto antiga onde é visivel uma destas motos |
Eram umas belas máquinas que já possuiam velocimetro iluminado e um relógio incorporado no farol dianteiro. Um luxo desconhecido numa época em que nem os os automóveis da gama média incluiam um relógio no seu painel de instrumentos. A sua transmissão era totalmente feita por veio, e possuia um escape duplo que lhe melhorava as características de respiração do motor. Possuia um carburador colocado lateralmente de modo a garantir a refrigeração adequada, e o seu quadro tinha um duplo suporte de motor, que se antecipou em muitos anos ao da Adler SB-250 e ao de algumas motos alemãs.
Uma brochura de 1933 |
Folheto da 200cc |
Folheto da 300cc |
Apesar das grandes expectativas que a Schnellpressenfabrik punha nas vendas deste modelo, era uma altura em que a crise estava instalada, e muitas marcas iam fechando portas ou se associando a outras para tentarem não fechar portas como aconteceu com as D-Rad, NSU, DKW, Wanderer, Horch e outras.
1930 Stock Kardan |
Numa época em que as perseguições aos judeus eram comuns, levaram a que Kahn abandonasse os negócios na Alemanha, e esta fábrica fosse encerrada nos finais de 1933 por ordem do Deutsche Bank que declarou a sua insolvência.
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