Zehnder
1923-30
Apesar de poucos anos ter fabricado motos, esta marca teve início em 1895, e ainda hoje se mantém em actividade.
Começou com Jakob Zehnder, como um pequeno negócio de venda de bicicletas e máquinas de costura.
Apenas em 1923 é que esta firma se vira para o negócio das motos, e apenas durante alguns anos, pela mão dos seus descendentes, os irmãos Walter e Robert Zehnder, mantendo-se até hoje como uma bem sucedida marca de radiadores.
A história do fabrico de motos teve início no ano de 1923, quando os irmãos numa deslocação à Alemanha decidiram comprar uma motocicleta, que desenvolveram. A pequena motocicleta que trouxeram para a Suíça tinha sido projectada pelo conhecido designer de Munique, Friedrich Gockerell (projectista da famosa Megola), e tratava-se de uma 110 cc a dois tempos, com motor Cockerell.
No final do outono de 1923, já os irmãos começaram a fabricar sob licença a motocicleta "Zehnder Gockerell".
O motor Cockerell da Zehnder |
De vários modelos que fabricaram, o mais popular foi o "Zehnderli" ou o "Pequeno Zehnder", que era equipado com motor de 110cc e de 148cc, a dois tempos.
Curioso deste modelo é a localização do depósito de combustivel, muito baixo e sobre o motor, o que lhe conferia um centro de gravidade bastante baixo com uma excelente ciclística.
Zehnder 110cc de 1923 |
Esta pequena moto, com um custo de 850 francos suiços, chegou a ser bastante popular no seu país ao ponto de deter cerca de 10% de mercado, o equivalente a 1.500 unidades vendidas por ano. Valores que se mantiveram até 1927, ano em que outros modelos da marca foram apresentados.
Aqui vamos limitar-nos a este modelo de 1923, a "Zehnderli", com motor Cockerell. e 50kgs de peso.
Com uma estrutura reforçada de bicicleta, magneto Bosch de ignição, caixa de duas velocidades e uma transmissão por correia silenciosa para a roda traseira, apenas possuia travão na polie à rosa traseira.
Um modelo de 1923 |
O mesmo modelo de 1925 em versão para senhoras |
Foto de uma senhora com um destes modelos |
Ao longo do tempo esta moto foi revista, tendo sido lançada em 1925 um modelo virado para a clientela feminina, com o quadro baixo, normal nas bicicletas de senhora.
Folheto da época de 1927 |
Modelo Zehnder Paris-Nice de 1927 que aguarda restauro |
É visivel neste modelo a luz e a transmissão por corrente |
Já em 1927, agora com a designação "Zehnder Paris-Nice" a correia de transmissão é substituida por uma corrente. e é adicionada uma caixa de três velocidades, passando o modelo a ser equipado com iluminação eléctrica.
No ano de 1928, mesmo já com o novo modelo de 250cc, as vendas começam a cair, quer pela concorrência, quer pela pouca fiabilidade da moto.
Vista do motor de 250cc da Zehnder de 1927 |
Um dos raros modelos de 250cc existentes |
Um modelo de 250cc dedicado à competição |
Em 1930 devido à crise financeira, a empresa muda de mãos e passa a pertencer à Maschinenfabrik AG Graenichen, detentora da marca de motos Standard, que decide abandonar a marca Zehnder, pelo facto de a mesma se encontrar tecnológicamente obsoleta.
Durante o seu curto tempo de vida, esta marca ainda fez história, arrecadando na categoria de 125cc vários triunfos em corridas de montanha.
Existem modelos destas motos datadas dos anos 30, mas são stocks de modelos fabricados na década anterior.
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