1928-30
Constituida em Inglaterra no ano de 1928 por Cyril Pullin na Ascot Motor and Manufacture Co Ltd, em Letchworth.
O seu criador, Pullin, foi vencedor da Ilha de Man em 1914, e como inventor, desenvolveu novas ideias para o design de motos.
Ascot Pullin de 1930 |
Esta moto foi uma referência na história do motociclismo pelas inovações que a acompanhavam e que foi pioneira: Motor montado na horizontal dentro do chassis de aço prensado, travões hidráulicos, espelhos retrovisores, corrente de transmissão dentro do guarda corrente, párabrisas ajustável e a completar rodas intercambiáveis.
1928 Ascot Pullin por restaurar |
O mesmo modelo após o restauro |
Com um motor de 498cc e cerca de 17 hp de potência, esta máquina podia atingir os 160 km/h. Devido ao reduzido número de vendas, menos de 500 unidades foram produzidas, de modo que a empresa acabou por encerrar portas em 1930, restando hoje poucos exemplares.
Aquando da sua fabricação, o cliente podia escolher entre dois modelos, o sport e o de luxo. O modelo de luxo vinha com párabrisas regulável, sendo o modelo sport uma "naked".
Apesar da baixa qualidade das fotos, os folhetos da época ilustram a diferença entre os dois modelos.
Folheto da época |
Modelo de Luxo |
Modelo Sport |
Se nos adiantarmos no tempo, vemos as motos japonesas do anos 50/60 a utilizarem esta solução nos quadros das suas motos, o que realça a visão futurista de Pullin.
1919 Pullin motor bicycle |
Sem comentários:
Enviar um comentário