quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ascot-Pullin



Ascot-Pullin

1928-30

Constituida em Inglaterra no ano de 1928 por Cyril Pullin na Ascot Motor and Manufacture Co Ltd, em Letchworth. 
O seu criador, Pullin, foi vencedor da Ilha de Man em 1914, e como inventor, desenvolveu novas ideias para o design de motos.


Ascot Pullin de 1930


Esta moto foi uma referência na história do motociclismo pelas inovações que a acompanhavam e que foi pioneira: Motor montado na horizontal dentro do chassis de aço prensado, travões hidráulicos, espelhos retrovisores, corrente de transmissão dentro do guarda corrente, párabrisas ajustável e a completar rodas intercambiáveis.
1928 Ascot Pullin por restaurar
O mesmo modelo após o restauro
Com um motor de 498cc e cerca de 17 hp de potência, esta máquina podia atingir os 160 km/h. Devido ao reduzido número de vendas, menos de 500 unidades foram produzidas, de modo que a empresa acabou por encerrar portas em 1930, restando hoje poucos exemplares.

Aquando da sua fabricação, o cliente podia escolher entre dois modelos, o sport e o de luxo. O modelo de luxo vinha com párabrisas regulável, sendo o modelo sport uma "naked".
Apesar da baixa qualidade das fotos, os folhetos da época ilustram a diferença entre os dois modelos.

Folheto da época


Modelo de Luxo
Modelo Sport


O mesmo Pullin em 1920 e em parceria com Stanley Groom, patenteou uma moto com motor a dois tempos fabricada no ano anterior, cujos chassis e forquilhas eram provenientes de folhas de metal prensado, a Pullin motocycle.
Se nos adiantarmos no tempo, vemos as motos japonesas do anos 50/60 a utilizarem esta solução nos quadros das suas motos, o que realça a visão futurista de Pullin.

1919 Pullin motor bicycle

Sem comentários:

Enviar um comentário