Mars (M.A.)
1903-57
Com inicio no ano de 1903 em Nuremberga, a Mars à semelhança de outras fábricas dessa altura, iniciou a produção de motos com motores Fafnir e Zedel, tendo suspenso a produção em 1910.
|
1921 Mars |
|
Lado direito do motor |
|
Motor visto do lado esquerdo |
O modelo mais futurista e emblemático da marca foi a "branca" Mars, desenhada e fabricada a partir de 1920 pelo engenheiro Klaus Franzenburger. Foi igualmente fabricada em vermelho e em verde.
Esta moto foi de tal modo marcante na história do motociclismo, que quer na Alemanha, como em Cuba, a mesma é lembrada em edições de selos de correio dos dois paises.
|
Selo alemão de 1983 |
|
Selo cubano de 1985 |
Com um quadro era quadrangular em aço, muito resistente. A motorização era feita por um motor Maybach de 12 hp de 986cc de dois cilindros boxer, opostos longitudinalmente e fabricado propositadamente para esta moto.
Técnicamente era diferente de todas outras da sua época, pois possuia uma caixa de 2 velocidades especial, sem dentes e com uma corrente para cada uma das mudanças.
|
1920 Mars em cor vermelha |
Devido à inflação de 1923/24, a empresa teve sérias dificuldades económicas e os irmãos Karl e John Mueller, funcionários e managers da empresa, assumiram a liderança da fábrica e continuaram o fabrico, mas agora com o nome M.A. A 20.
|
1929 MA500 Sport |
Nos anos 30 dedicaram-se ao fabrico de motos de pequeno porte com motor Sachs. Após a segunda guerra retomaram a produção de pequenos ciclomotores, tendo no ano de 1950 lançado a Mars Stella ‘150' que foi em vendas uma das mais bem sucedidas motos da Alemanha.
|
1951 Mars Stella motor Sachs |
|
1954 Stella 175cc |
|
1956 Stella Enduro com Sachs 175cc |
A par com estes modelos a marca igualmente produziu outras motos de mais baixa cilindrada como foi o caso dos modelos S e SK, com motorizações Sachs de 98cc e nos últimos modelos com motor Ilo.
|
1953 Mars ciclomotor |
|
ciclomotor de 1954 |
|
1957 Mars Monza motor Ilo |
|
Os modelos para 1957 |
Como curiosidade a fábrica também lançou tinha uma trotinete para criança, com travões, mas sem motor, a Mars Libelle.
|
Um brinquedo |
|
A scooter |
Tiveram igualmente outros projectos como foi o caso de uma scooter que não passou de prótotipo, apresentada na foto em cima.
Todos estes desenvolvimentos tiveram custos elevados e a sua produção esgotou-lhes a matéria prima. Apesar de terem uma grande encomenda para a Finlândia de 2.500 unidades do modelo Mars-Monza, a banca não os financiou, de modo a que a empresa acabou por falir. Foi então adquirida pela GRITZNER KAISER, um outro fabricante de motos alemãs e igualmente o fabricante das máquinas de costura PFAFF, que passou a fabricar os modelos Monza e Milano, fornecendo-as em diversas cores.
Sem comentários:
Enviar um comentário