Motos que fizeram história durante o século XX, independentemente de terem tido ou não sucesso comercial.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Merkel
The "Flying" Merkel
1902-17
A marca "Merkel apareceu em 1902 em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos pela pessoa de Joseph Merkel, um fabricante de motores monocilindricos para motos.
Em 1905 J. Merkel decidiu dedicar-se à competição e produziu vários modelos todos eles pensados nas corridas. Em conjunto com os seus pilotos desenvolveu uma forquilha dianteira telescópica, e uma suspensão de mono amortecedor traseiro, semelhante ao que hoje é utilizado nas nossas motos. Com esta suspensão, muito superior ao que era vulgar na época, o lema da marca passou a ser: "Todas as estradas são suaves para a Flying Merkel" ("All roads are smooth to The Flying Merkel").
1902 Merkel
1905 Merkel
1910 Merkel
A 1909 a empresa foi comprada pela Light Manufacturing Company, tendo-se mudado para a Pennsylvania onde produziram a "Merkel Light" e a seguir a "The Flying Merkel".
Em 1911 a fábrica volta a ser comprada, desta vez pela Miami Cycle Manufacturing Company, que fabricava bicicletas de marcas como a Raycycle e a Miami, mudando-se desta vez para Middletown, no Ohio.
1913 Flying Merkel 500cc
Motor Merkel 500cc
As motorizações escolhidas para os modelos da marca eram monocilindricos de 500cc, ou V-Twins de 885cc e 1.000cc.
1911 Flying Merkel V-Twin
O lindo motor desta bicilindrica
O emblema da marca
Pintadas de azul marinho ou cor de laranja, com suspensão dianteira e traseira, motores com rolamentos de esferas e com uma fiável ignição da Bosch, distinguiam-se da generalidade dos modelos da concorrência.
Replica de uma Merkel azul
A mesma moto em foto da época
Vários pilotos tiveram a sua glória com esta marca entre eles DePalma, Jones, Balke, Pineau, Whittler e até uma senhora, Margaret Gast, que em 1914 é suposto ter sido a única mulher a ter sucesso numa modalidade que ainda hoje é tradicionalmente masculina.
Margaret Gast
M. Gast na sua Merkel
Uma foto muito rara para o seu tempo
No entanto inovação, alta qualidade e sucesso desportivo não foi o suficiente para conseguir aguentar a marca. Com o aproximar da guerra, uma contracção de mercado e até a própria concorrência, originou a que as últimas Flying Merkel fossem produzidas no ano de 1917.
Apesar dos poucos anos de vida desta marca, ainda hoje é uma referência na história do motociclismo
Sem comentários:
Enviar um comentário