Motos que fizeram história durante o século XX, independentemente de terem tido ou não sucesso comercial.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Wanderer
Wanderer
1902-1929
A Wanderer fabricou motociclos entre 1902 a 1929 na cidade de Chemnitz na Alemanha. Para além das motos, fabricava máquinas de escrever, bicicletas de excelente qualidade e em 1918 iniciou o fabrico de automóveis.
1902 Wanderer
Desenho de uma Wanderer de 1906
Com uma excelente reputação pela sua qualidade de fabrico, esta marca no inicio dos anos 20 chegou a dar trabalho a mais de 6.000 empregados.
Wanderer de 1912
Wanderer de 1915
Wanderer de 1919
O motor de 616cc 2 cyl
As várias Wanderer
Durante a primeira guerra entre 1914 e 18, metade das motos do exército germânico eram deste fabricante.
Eram utilizados nas suas motos tanto motores monocilindricos como bicilindricos V-Twin, todos de fabrico próprio. A marca teve igualmente sucesso nas corridas com o seu modelo de 8 válvulas V-Twin OHV.
1922 Wanderer 616cc 2 cyl
1924 Wanderer G200, 1-cyl, 194 cm3, 4,5 hp
1926 Wanderer model G 194 cc 1 cyl
No seu histórico existiram diferentes modelos tais como: As SV 250, as 500 SV V-Twin, e no pós-guerra os motores de 616cc e os 750cc V-Twins. No ano de 1928 já com a empresa a colapsar, foi lançado a última Wanderer, a K 500, uma OHV monocilindrica de 17 hp, com veio de transmissão, e com um quadro em aço prensado, muito resistente, que veio a ser seguido por outras marcas, como por exemplo a Zundapp.
A K500 de 1929
A K500 já com nome Jawa em 1930
Em 1929 com a falência da empresa, os planos desta última moto foram vendidos à Janecek Munitions, em Praga, onde a K 500 voltou a ser produzida, mas agora com o nome "Jawa" que nada mais era senão a conjugação dos nomes Janecek e Wanderer.
Apesar de referida como tendo a marca terminado a sua história motociclistica em 1929, a realidade não foi essa. No ano de 1932 com a sua venda à Auto Union AG da sua componente automóvel, ficou ainda toda a maquinaria e a produção de bicicletas na posse da Wanderer Werke AG.
Nesse mesmo ano, à semelhança de tantos outros fabricantes de bicicletas, e graças ao popular motor Fichtel & Sachs (para nós apenas Sachs), que era fácilmente adaptável a qualquer bicicleta, a marca Wanderer voltou às motos.
Pequenos modelos de baixo custo foram então produzidos inicialmente com motores de 74cc no modelo 11, de 98cc no modelo 1SP, e já em 1939 com motores Ilo no modelo 2SP.
1933 Wanderer
1934 Wanderer 1SP de98cc
O último modelo desta marca
Com a segunda guerra mundial terminou o percurso motociclistico desta marca, que se voltou de novo para as bicicletas e para as máquinas de escrever como principais actividades.
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