Motos que fizeram história durante o século XX, independentemente de terem tido ou não sucesso comercial.
domingo, 18 de novembro de 2012
Zenith
Zenith
1904-50
Bi-car
A Zenith iniciou a sua actividade em Finsbury Park, Londres no ano de 1904. Nessa altura fabricava com patente um veiculo de duas rodas, o "bi-car" equipado com motor Sarolea.
A produção de motos própriamente dita iniciou-se no ano de 1907, sempre com motores de outros fabricantes.
1912 Zenith Gradua LHS
A marca através do engenheiro chefe Frederic "Freddy" Barnes, fabricou nos anos 20 as motos mais rápidas da sua época. Desenvolveu igualmente a "Gradua", uma polie variável que ajustava o comprimento da correia de transmissão nas engrenagens funcionando como uma caixa de velocidades. Isso colocou estas motos em grande vantagem nas provas de trial ou hill climb, que os concorrentes reivindicavam como sendo injusta, originando a que a Zenith fosse banida de muito eventos. Por esse motivo a marca resolveu incluir a palavra "barrada" em seu logotipo.
Esta marca durante os anos 20 fabricou as mais rápidas motos da sua época.
1914 Zenith Gradua 496cc Engine Detail
1919 Zenith Gradua Watercooled
1924 Zenith Super Eight
1924 Zenith Super Eight engine
Durante o seu tempo de vida, a Zenith utilizou várias motorizações tais como os Fafnir, os Green-Precision, os JAP, os Blackburne de 350cc, e até um modelo com JAP de 1.000cc.
Nos anos 30 viraram-se para os monocilindricos Villiers ou JAP, tendo interrompido a produção em 1931 devido às quebras nas vendas. Com novos donos a produção recomeçou com cerca de 20 modelos em 1933, 14 em 1934 e 6 em 1939 quando a produção foi de novo interrompida,
1930 Zenith 750cc 2 cylinder Side-valve
1930 Zenith 750cc 2 cylinder Side-valve motor
Voltaram à actividade de 1947 a 1950, desta vez com modelos com motores JAP de 747cc e com um modelo mais pequeno de 250cc. tendo então encerrado a actividade.
O aspecto de um corredor de motos dos anos 20 com a sua Zenith
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