1913-17
Projectada pelo engenheiro André Strand, e equipada com um revolucionário motor de 996cc em V a 45º de 45 hp de potência, que montado num quase quadro de bicicleta, fazia com que atingisse velocidades superiores a 150kms/h. Não tinha travões como era normal nas motos de corrida americanas da época.
Foi fabricada pela Joerns Motor Manufacturing Company em St. Paul no Minnesota, sendo a primeira OHC com motor em V de dois cilindros. Tornou-se numa vitoriosa máquina em corridas, até ser ultrapassada pela Harley Davidson de 8 válvulas.
1914 Cyclone |
Por vontade do seu piloto principal Don Johns, grande parte destas motos foram pintadas de amarelo, havendo também algumas pintadas de azul escuro.
A produção terminou no ano de 1917 por decisão da Joerns Motor, que não conseguia competir em vendas com outras máquinas de competição de mais baixo custo.
Don Johns, o mais bem sucedido de todos os pilotos da Cyclone |
Hoje estas motos quando aparecem para venda, atingem valores na ordem do milhão de dólares. Recentemente até foi roubada em Bel Air, Los Angeles, uma destas raras e ainda existentes Cyclone, cujo valor poderá rondar os cerca de 1.500.000 de dólares.
Video de uma réplica da Cyclone
Neste video podemos ver imagens de um motodromodo americano do inicio do século passado, bem como muitas fotos de motos e pilotos da época. Igualmente a musica é fantástica. Vale a pena ver e ouvir em full screen.
Sem comentários:
Enviar um comentário