sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Iver Johnson


Iver Johnson

1907-15

Iver Johnson foi um fabricante americano de armas de fogo, bicicletas e motos, cuja actividade foi iniciada em 1871 e terminada no ano de 1993.
O nome da empresa vem do seu fundador, Iver Johnson (1841-1895), nascido na Noruega. Esta empresa iniciou a actividade com o fabrico de armas de baixo custo, nomeadamente revólveres, que fabricou até fechar portas.
Foi com armas deste fabricante que o 25º presidente americano William McKinley e o candidato a presidente senador Robert F. Kennedy, foram assassinados nos anos de 1901 e 1968.
Após a morte de Iver Johnson, seus filhos assumiram a direção da empresa, e com as vendas de bicicletas em crescimento, resolvem alargar a produção às motos.

1912 Iver Johnson monocilindrica



De 1907 a 1915 muitas motos foram fabricadas, mas apenas muito poucas chegaram aos nossos dias, cerca de seis unidades.
O motor Iver Johnson monocilindrico

O motor bicilindrico
Folheto da época sobre a monocilindrica
Dos modelos fabricados, nos primeiros modelos encontramos uma moto com motor monociclindrico de 4,5 hp. Nos motores de dois ciclindros o moto era de 1.020cc com caixa de três velocidades manual e 8 hp, valor de potência inferior a outras máquinas da época.
1914 Iver Johnson bicilindrica

No último ano de produção resolveram lançar um modelo a que deram o nome de "Perfeição Mecânica", que nada mais era senão um modelo com uma aparência mais limpa e brilhante, pois as peças exteriores do motor eram de liga de níquel polido, mas que as distinguia dos modelos concorrentes.

A "Perfeição Mecânica" de 1915
No ano de 1915 a empresa cessou a produção de motociclos, voltando-se de novo para o fabrico de armamento que continuou até ao encerramento da fábrica em 1993.


Neste video podemos ver uma imaculada Iver Johnson de 1915 que se encontra em exposição no Barber Vintage Museum em Leeds, no estado do Alabama nos Estados Unidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário