quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Majestic


Magestic

1929-34

A Majestic é uma daquelas marcas que demonstram a criatividade dos fabricantes franceses no período entre as duas guerras.
A história desta máquina começou em Paris em 1928, onde Georges Roy propôs um projeto de uma moto mais equilibrada e mais ao estilode um automóvel. Ele que já em 1923 tinha surpreendido a França com a sua anterior criação, a "New Motorcycle". 


1932 Majestic

O painel de instrumentos
O conceito desta máquina era o esconder as partes mecânicas, fazendo dela uma moto "limpa" e equilibrada. Para tal, fixou o motor entre duas longarinas de um chassi rígido, ao qual se adicionaram os eixos dianteiro e traseiro. 
A Majestic sem a sua blindagem
Vários motores foram utilizados. Os 350cc e 500cc Chaise de válvulas à cabeça, monocilindricos, os JAP igualmente de 350 e 500cc, bicilindricos em V. Utilizados foram igualmente motores de quatro cilindros como o Train de 500cc, e o Cleveland de 1.000cc que está noticiado no recorte da revista da época.




O motor da Majestic

Como uma escultura Art Deco, só o Ner-A-Car se lhe poderia comparar, embora mais pequeno e leve. Quase tudo era artesanal, dos bancos às luzes, ao assento, etc. Tudo feito por medida. Esta moto ambicionava ser uma grande estradista, confortável e elegante.
Esta máquina depois de terminada, até na pintura foi criativa, houve modelos que foram pintados normalmente e outros com partes em verniz esmaltado pintadas à mão o que lhes dava uma aparência única a cada modelo.
Apenas cerca de 100 modelos foram fabricados, não se sabendo quantas destas unidades ainda existem.


O acesso ao motor era como num automóvel
Selo francês de 2002 com a Majestic

No primeiro video, uma Majestic em funcionamento. No segundo 3 Magestic e 6 motos New Motorcycle.






New Motorcycle

1925-30

Esta foi a New Motorcycle desenhada igualmente por Georges Roy, que inspirou e antecedeu a Majestic.
Utilizava motores de 250cc Train ou 350/500cc Chaise a dois tempos.
Sobre esta máquina existe muito pouca informação, e mesmo as fotos são raras.

1928 New Motorcycle

Um exemplar que aguarda restauro



Sem comentários:

Enviar um comentário