sábado, 24 de novembro de 2012

Mars



Mars (M.A.)



1903-57



Com inicio no ano de 1903 em Nuremberga, a Mars à semelhança de outras fábricas dessa altura, iniciou a produção de motos com motores Fafnir e Zedel, tendo suspenso a produção em 1910.


1921 Mars

Lado direito do motor
Motor visto do lado esquerdo
O modelo mais futurista e emblemático da marca foi a "branca" Mars, desenhada e fabricada a partir de 1920 pelo engenheiro Klaus Franzenburger. Foi igualmente fabricada em vermelho e em verde.
Esta moto foi de tal modo marcante na história do motociclismo, que quer na Alemanha, como em Cuba, a mesma é lembrada em edições de selos de correio dos dois paises.

Selo alemão de 1983
Selo cubano de 1985

Com um quadro era quadrangular em aço, muito resistente. A motorização era feita por um motor Maybach de 12 hp de 986cc de dois cilindros boxer, opostos longitudinalmente e fabricado propositadamente para esta moto.
Técnicamente era diferente de todas outras da sua época, pois possuia uma caixa de 2 velocidades especial, sem dentes e com uma corrente para cada uma das mudanças.

1920 Mars em cor vermelha

Devido à inflação de 1923/24, a empresa teve sérias dificuldades económicas e os irmãos Karl e John Mueller, funcionários e managers da empresa, assumiram a liderança da fábrica e continuaram o fabrico, mas agora com o nome M.A. A 20.
1929 MA500 Sport

Nos anos 30 dedicaram-se ao fabrico de motos de pequeno porte com motor Sachs. Após a segunda guerra retomaram a produção de pequenos ciclomotores, tendo no ano de 1950 lançado a  Mars Stella ‘150' que foi em vendas uma das mais bem sucedidas motos da Alemanha.
1951 Mars Stella motor Sachs
1954 Stella 175cc
1956 Stella Enduro com Sachs 175cc
A par com estes modelos a marca igualmente produziu outras motos de mais baixa cilindrada como foi o caso dos modelos S e SK, com motorizações Sachs de 98cc e nos últimos modelos com motor Ilo.

1953 Mars ciclomotor

ciclomotor de 1954

1957 Mars Monza motor Ilo

Os modelos para 1957
Como curiosidade a fábrica também lançou tinha uma trotinete para criança, com travões, mas sem motor, a Mars Libelle.

Um brinquedo
A scooter

Tiveram igualmente outros projectos como foi o caso de uma scooter que não passou de prótotipo, apresentada na foto em cima.
Todos estes desenvolvimentos tiveram custos elevados e a sua produção esgotou-lhes a matéria prima. Apesar de terem uma grande encomenda para a Finlândia de 2.500 unidades do modelo Mars-Monza, a banca não os financiou, de modo a que a empresa acabou por falir. Foi então adquirida pela GRITZNER KAISER, um outro fabricante de motos alemãs e igualmente o fabricante das máquinas de costura PFAFF, que passou a fabricar os modelos Monza e Milano, fornecendo-as em diversas cores.


Sem comentários:

Enviar um comentário