sábado, 18 de maio de 2013

Evans



1919-24

A marca Evans era um produto da Cycle-Motor Corporation, de Rochester, New York. O seu slogan era "Útil como uma bicicleta, eficiente como uma moto". Produziram motos de 1919 a 1924, e os seus pequenos motores eram fácilmente adaptáveis a qualquer bicicleta, de modo que a marca comercializava a moto completa ou apenas os motores. 
O folheto da Cyclemotor
Vistas da Evans e do seu motor
Folheto de 1923


As primeiras destas motos foram comercializadas com o nome "Cyclemotor", tendo ainda durante o ano de 1919 mudado o nome para "Evans Power Cycle", mantendo a empresa o mesmo nome. 
Desta marca só se conhecem duas versões muito semelhantes entre si, sendo uma mais longa que a outra, o que obrigava a que a maior tivesse uma enorme correia de tracção de cabedal.

Evans de 1919
O motor do lado direito
O motor do lado esquerdo

Equipadas com motores monocilindricos a dois tempos, estas motos ou bicicletas motorizadas, tinham inicialmente motores de 90cc e de 1.1/2hp, existiam também destas motos com 119cc e 2 hp de potência.
A publicidade da Cyclemotor era baseada muito na simplicidade do seu motor a dois tempos e na sua leveza, pois a Power-Cycle  apenas pesava 70 Libras, o equivalente a cerca de 32 kgs.

Evans posterior a 1921 já com iluminação
A Evans de 1919
Evans em exposição num museu de motos
Barata para comprar e rodar, a Evans Power-Cycle custava apenas cem dólares, anunciando a velocidade máxima de 30 milhas por hora, podendo percorrer até 165 milhas com um galão de combustivel, o equivalente a 265 quilómetros com 3,8 litros a uma velocidade aproximada de 50kms/h.
É curioso verificar que nos folhetos da época a autonomia dos modelos não são coincidentes. Um indica consumos de 80 a 100 milhas por galão de gasolina, e o segundo, até 165 milhas com igual quantidade de carburante. 

Evans vista de frente
O farol
No ano de 1921 apresentaram uma versão melhorada que trazia iluminação eléctrica directa, alimentada pelo magneto.
Como alguma da produção foi destinada à exportação, ainda hoje é possível encontrar alguns raros exemplares na Europa.

Uma Evans de 1919 que nunca foi restaurada
Depois da CycleMotor ter encerrado em 1924, estas motos passaram a ser fabricadas sob licença na Alemanha pela Stock Motorpflug A G, em Berlin, até por volta de 1933.
A versão alemã passou a chamar-se Stock. Por volta de 1928 esta bicicleta motorizada ganhou um aumento de potência para 3 hp e a transmissão passou a ser feita por veio.


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