Stucchi
1883 - 1926
Esta muito pouco conhecida marca de motos italiana teve o seu início em Milão no ano de 1883, dedicando-se inicialmente ao fabrico de bicicletas e máquinas de costura. Esta empresa começou por se chamar Prinetti & Stucchi, nome proveniente dos seus fundadores Augusto Stucchi e Giulio Prinetti.
|
O primeiro logotipo da marca |
|
A bonita publicidade desta marca |
|
O prestígio que esta marca conseguiu |
A sua fama começa em 1898, ano em que começam a fabricar triciclos e quadriciclos motorizados, concebidos por Ettore Bugatti, também milanês. Estes primeiros veículos, a que chamaram Tipo 1, tinham a motorização assegurada por dois motores De Dion Bouton.
|
O Tipo 1 desenhado por Bugatti com dois motores |
|
Tipo 1 de 1898 |
No ano de 1901 a empresa foi restruturada, passando a chamar-se Stucchi & Co. Esta restruturação foi motivada pela saída de Guido Prinetti para a politica, para ocupar o cargo de ministro italiano de negócios estrangeiros, que desempenhou de 1901 a 1903. Saiu igualmente Ettore Bugatti, que emigra para França, onde funda a famosa fábrica de automóveis Bugatti.
|
Triciclo Prinetti & Stucchi |
|
Triciclo de 1898 com atrelado |
É em 1902 que aparece a primeira moto, fabricada com a colaboração do engenheiro Leiden Carlo que a apresenta com o nome Stucchi.
Entre 1915 e 1918, sob a direcção de Adalberto Garelli, esta fábrica empregava 1.300 trabalhadores. No panorama indústrial italiano esta empresa era considerada como uma das mais avançadas técnológicamente.
A primeira moto Stucchi
|
Uma Stucchi de 1914 com motor Blackbourne de 750cc e sidecar |
|
1918 Stucchi 750cc |
|
A última Stucchi de 1926 e motor de 500cc |
A fábrica milanesa Stucchi continuou a sua produção até ao ano de 1926, ano em que cerrou portas definitivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário