Hurley-Pugh
1904-43
Esta marca da qual nunca tinha ouvido falar, descobri-a por mero acaso. As informações relativas a ela são escassas, confusas e pouco conclusivas. Igualmente muito poucas fotos encontrei e também não são de qualidade, o que considero uma pena, pois o pouco que encontrei deixou-me cheio de curiosidade e interesse.
Comecemos pela empresa em si, a Hurley-Pugh Motor Bicycles, era uma subsidiária da Hurley-Pugh Aeroplane Company, localizada em Scunthorpe, no Reino Unido e ficou conhecida pelo seu fabrico de motos de grande cilindrada.
Esta marca nasceu da conjugação de esforços do engenheiro Alaric Pugh e do empresário Sir John Hurley, que em conjunto criaram as motos de maior cilindrada alguma vez fabricada no seu tempo, e suponho que igualmente criaram grandes fiascos, que nem aos nossos dias chegaram.
Modelo de 1904 |
O primeiro fracasso desta marca começa logo com o seu primeiro modelo de 1904. Se analisarmos a foto acima, podemos fácilmente constatar que o posicionamento do motor no quadro, por demasiado elevado, estava errado. Uma suposta inovação, que na prática se veio a demonstrar completamente errada, quer pela ciclistica, quer pela facilidade com que o condutor queimava as pernas.
A moto que em 1907 correu o primeiro TT da Ilha de Man |
Esta marca ficou igualmente na história por ter competido no primeiro TT da Ilha de Man em 1907, pilotada por um conhecido corredor, conhecido como o "Killer" Steerforth Senior, que ostentava o número 42 na sua moto. Este protótipo nunca mais voltou à competição. Houve ainda no ano seguinte em 1908 uma tentativa fracassada de voltar a correr. O impedimento terá sido o motor, um protótipo OHV que padecia de erros de concepção que lhe provocavam fugas de óleo pelas tampas das válvulas, problema que nunca conseguiram resolver.
Supostamente esta marca para minimizar prejuizos terá vendido os moldes dos seus motores a um fabricante de bicicletas, um tal James Landsdowne Norton, "pai" das motos Norton.
A Hurley-Pugh Wildebeeste de 1926 de 948c |
A moto que vemos em baixo, a Hurley-Pugh de 5 litros e 10 cilindros "Deci-Mate" de 1928 foi projectada para uso com sidecar e foi sem qualquer dúvida uma das mais estranhas fabricadas por esta marca.
Com dois cilindros centrais e quatro de cada lado, no total de 10, esta máquina era excepcionalmente poderosa, mas muito limitada pelo desenho do seu motor. Os cilindros frontais projectavam-se para a lateral da roda dianteira, inviabilizando assim grande parte de capacidade de manobra do conjunto. Igualmente a vibração do motor a partir dos 30 kms/h fazia com que os cilindros estalassem. O exemplar da foto é o único sobrevivente conhecido destas motos de produção limitada e curiosamente trata-se de uma máquina concebida para utilização simples, sem sidecar.
Não consegui saber onde esta máquina actualmente se encontra, nem tão pouco encontrei outras fotos.
Hurley-Pugh de 5 litros e 10 cilindros "Deci-Mate" de 1928 |
Esta marca tentou igualmente sem sucesso um recorde de velocidade com uma máquina denominada Zegli Hurley Pugh, recorrendo-se de uma criação de Wotan Zegli, que utilizava uma carenagem zincada e de aerodinamica reduzida.
A Zegli Hurley Pugh e a sua curiosa carenagem |
Outra foto da Zegli Hurley-Pugh |
A Wildebeeste Cavalryman All-Terrain MkVIII |
Existem igualmente referencias a uma moto de carácter militar, dos anos 30, a "Wildebeeste Cavalryman All-Terrain MkVIII", que podia transportar 3 homens e 500 peças de munição. Esta moto em vez de ter uma roda traseira, possuia uma "lagarta" que lhe permitia deslocar-se bem por terrenos irregulares.
Em jeito de conclusão pode-se afirmar que as tentativas de fabricarem algo de diferente terão resultado numa marca que apesar da sua longevidade, pouco mais conseguiu que realizar grandes fiascos.
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