quinta-feira, 6 de junho de 2013

TIZ-AM




1935-41


TIZ ou "Taganrogskiy Instrumentalniy Zavod", a BSA russa, também ficou conhecida pelo nome de "Stalina", ou "Camarada Stalin", pois era fabricada em Rostov, URSS, numa fábrica com esse mesmo nome.
Esta moto foi fabricada a pensar numa utilização militar, tendo sido talvez a moto mais perfeita e potente que os russos detiveram antes da Segunda Guerra. 

A sua origem era a inglesa BSA Sloper 500, modelo que iniciou o seu fabrico por volta de 1927 e que os soviéticos copiaram a partir do ano de 1936. 
Os soviéticos pressentirem uma guerra que se advinhava iminente, e encontraram nesta TIZ a moto que necessitavam para o seu exército.


Identificação das partes da TIZ 600

O motor de 600cc

Uma TIZ militar sem sidecar 

Depois de cinco protótipos fabricados no início de 1936 e de testes ao longo de 7.000 kms nas montanhas Pamir, consideraram esta moto como sendo robusta e fiável, dando início ao seu fabrico. 
Esta moto serviu variados sectores da sociedade, desde estafetas a bombeiros, ao NKVD e principalmente o Exército Vermelho, onde ganhou um sidecar e uma metralhadora de sistema Degyaryov. Mais tarde ainda foram cedidas destas motos ao Exército de Libertação Popular da China.



Um modelo em exposição num museu

o pormenor do motor

A instrumentação no depósito de gasolina

A BSA apesar de ter sido copiada, tinha diferenças da TIZ a começar pelo seu quadro, muito mais sólido e reforçado que o modelo original. O motor também tinha no modelo russo mais potência e cilindrada, 600cc contra os 500cc do modelo inglês e 16,5hp contra uns modestos 5,5hp da BSA.
A caixa de velocidades era de quatro marchas independentes do motor, acionada por uma alavanca do lado direito do depósito e com a ajuda de uma embraiagem multidiscos a seco.
Apesar do sidecar estar colocado do lado direito da moto, o travão traseiro estava junto ao pisa pés esquerdo e o pedal de arranque do lado direito. Esta moto foi na URSS a primeira a ter rodas intercambiáveis.


A postura das metralhadoras na TIZ
Soldados russos

Soldados alemães capturam uma TIZ com sidecar
Curioso é verificar-se que na prática era uma moto inglesa, mas as manetes de embraiagem e freio dianteiro eram ao estilo alemão, com as pontas para dentro.
O seu depósito de 17 litros incluia alguma instrumentação ao estilo Smiths, sendo que os primeiros modelos incluiam um um velocimetro que deveria estar montado no farol por cima da forquilha dianteira. No entanto, naquela época, a indústria soviética não dominava a produção destes mecanismos de precisão tendo acabado por retirá-lo nos modelos seguintes.

Duas bonitas militares russas
O motor funcionava com gasolina com um índice de octanas de 66, que era usada como um óleo lubrificante. Óleos de baixa qualidade e falta de filtros do sistema de lubrificação obrigavam a mudanças de óleo frequentes (a cada mil quilômetros).
Anos mais tarde em 1941, com a invasão germânica da URSS o seu fabrico foi deslocado para a cidade de Tyumen na região dos montes Urais, passando então a chamar-se TMZ ou "Tyumenskiy Mototsikletniy Zavod". Por essa altura foi interrompido o fabrico destas motos, passando então ao fabrico da M-72, uma cópia da germânica Bmw, mais tarde conhecida como URAL.



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