terça-feira, 13 de agosto de 2013

Schuttoff


Schuttoff


1924-33

Esta desconhecida marca alemã apareceu em 1924, na cidade de Chemnitz, um dos principais centros da indústria alemã, mantendo-se em actividade até 1929, ano em que vitima da crise de Wallstreet, esta como tantas outras empresas entraram em falência.


O fundador desta marca, o empresário Arthur Schüttoff, que desde 1909 fabricava ferramentas e tornos, na sua empresa, a  Schüttoff & Bassler. O ano de 1918 separou-o do seu sócio, passando a empresa agora a chamar-se "Schüttoff A.-G.".
Schüttoff  como entusiasta de motos, resolve em 1923 dedicar-se ao seu fabrico.


Com uma qualidade e robustez a toda a prova, cedo esta marca começa a impor-se. Ao contrário de muitos outros fabricantes da época, esta empresa previlegiava a autonomia. Dos desenhos, aos quadros, aos motores, às transmissões e inclusivamente aos componentes elécticos, tudo era por eles fabricado.

1924 Schüttoff  (Model A),2 PS

Schütthoff de 1924 e 350cc
A sua apresentação como marca foi com um monocilindrico de 200cc a dois tempos, e pouco mais tarde um modelo a quatro tempos de 246cc de válvulas laterais.
À medida que as vendas aumentavam, decidem lançar modelos monocilindricos Ohv de 346cc e de 500cc, ambos de válvulas laterais.

1926 Schüttoff H350, 4 stroke OHV 346cc, 14hp
1928 Schüttoff G 500
Schüttoff G 500 SV




Uma particularidade destas motos eram as suas enormes alhetas de refrigeração colocadas nos tubos de escape duplos que junto ao cilindro garantiam uma grande longevidade aos próprios tubos e aos silenciadores.

Schuttoff (1925-1933)
Em 1930 e com o intuito de tentar salvar uma empresa que empregava cerca de 50 trabalhadores altamente especializados e bem pagos, a Schuttoff é parcialmente vendida à lider mundial de motociclos a dois tempos, a DKW, aos quais passaram a comprar motores de baixa cilindrada até 300cc, que utilizam nas suas motos.

1930 Schüttoff RS200 Touren
Modelo de 1930 DKW-Schüttoff
Por essa altura e durante um curto espaço de tempo, que em quadros modificados da DKW foram montados motores a quatro tempos provenientes da fábrica Schüttoff, tendo estes modelos sido comercializados com a marca DKW-Schüttoff

1928 Schüttoff 200 a dois tempos
1930 Schüttoff Luxus EM200 1-cyl. 2-stroke 192cc (motor DKW), 4,5hp

DKW-Schüttoff 500 Tourenmodelle, 1930-1931, 1-cyl. 4 stroke

Nunca foi intenção da poderosa DKW trocar os motores a quatro tempos pelos seus bem sucedidos a dois tempos, apenas pretenderam escoar o stock da fábrica Schüttoff.

Uma Schüttoff  E350, 1928-1929, 1-cyl. 4-stroke, 10hp




Em 1932 o que ainda restava da fábrica é tomada pela DKW, desaparecendo em 1933 o nome Schüttoff, passando toda a produção a chamr-se DKW.


Sem comentários:

Enviar um comentário