Schuttoff
1924-33
Esta desconhecida marca alemã apareceu em 1924, na cidade de Chemnitz, um dos principais centros da indústria alemã, mantendo-se em actividade até 1929, ano em que vitima da crise de Wallstreet, esta como tantas outras empresas entraram em falência.
O fundador desta marca, o empresário Arthur Schüttoff, que desde 1909 fabricava ferramentas e tornos, na sua empresa, a Schüttoff & Bassler. O ano de 1918 separou-o do seu sócio, passando a empresa agora a chamar-se "Schüttoff A.-G.".
Schüttoff como entusiasta de motos, resolve em 1923 dedicar-se ao seu fabrico.
Com uma qualidade e robustez a toda a prova, cedo esta marca começa a impor-se. Ao contrário de muitos outros fabricantes da época, esta empresa previlegiava a autonomia. Dos desenhos, aos quadros, aos motores, às transmissões e inclusivamente aos componentes elécticos, tudo era por eles fabricado.
1924 Schüttoff (Model A),2 PS |
Schütthoff de 1924 e 350cc |
A sua apresentação como marca foi com um monocilindrico de 200cc a dois tempos, e pouco mais tarde um modelo a quatro tempos de 246cc de válvulas laterais.
À medida que as vendas aumentavam, decidem lançar modelos monocilindricos Ohv de 346cc e de 500cc, ambos de válvulas laterais.
1926 Schüttoff H350, 4 stroke OHV 346cc, 14hp |
1928 Schüttoff G 500 |
Schüttoff G 500 SV |
Uma particularidade destas motos eram as suas enormes alhetas de refrigeração colocadas nos tubos de escape duplos que junto ao cilindro garantiam uma grande longevidade aos próprios tubos e aos silenciadores.
Schuttoff (1925-1933) |
Em 1930 e com o intuito de tentar salvar uma empresa que empregava cerca de 50 trabalhadores altamente especializados e bem pagos, a Schuttoff é parcialmente vendida à lider mundial de motociclos a dois tempos, a DKW, aos quais passaram a comprar motores de baixa cilindrada até 300cc, que utilizam nas suas motos.
1930 Schüttoff RS200 Touren |
Modelo de 1930 DKW-Schüttoff |
Por essa altura e durante um curto espaço de tempo, que em quadros modificados da DKW foram montados motores a quatro tempos provenientes da fábrica Schüttoff, tendo estes modelos sido comercializados com a marca DKW-Schüttoff.
1928 Schüttoff 200 a dois tempos |
1930 Schüttoff Luxus EM200 1-cyl. 2-stroke 192cc (motor DKW), 4,5hp |
DKW-Schüttoff 500 Tourenmodelle, 1930-1931, 1-cyl. 4 stroke |
Nunca foi intenção da poderosa DKW trocar os motores a quatro tempos pelos seus bem sucedidos a dois tempos, apenas pretenderam escoar o stock da fábrica Schüttoff.
Uma Schüttoff E350, 1928-1929, 1-cyl. 4-stroke, 10hp |
Em 1932 o que ainda restava da fábrica é tomada pela DKW, desaparecendo em 1933 o nome Schüttoff, passando toda a produção a chamr-se DKW.
Sem comentários:
Enviar um comentário