N. U. T.
1912-33
Este nome NUT, ou "Newcastle Upon Tyne", provém da NUT Engine and Cycle Co, uma empresa britânica que produziu motos de 1912 a 1933, com motores baseados nos JAP ou Villiers. Fundada por Hugh Mason e Jock Hall, que já em 1906 fabricavam motociclos, com a marca HM, nome proveniente das iniciais de Mason.
Cedo esta marca ganha nome, muito ajudada pela vitória de Mason em 1913 no Junior TT da Ilha de Man, onde com a sua NUT de motor Jap, levou de vantagem 46 segundos sobre o segundo classificado.
No ano seguinte e com outros sucessos nas provas, a marca aventura-se no fabrico de motos desportivas equipadas com motores V-twin de fabrico próprio, com motorizações diversas que iam dos 2,75hp aos 8hp de potência.
NUT de 1914 com motor JAP de1.000cc 2 cyl ohv |
Com a Primeira Grande Guerra em 1914, a empresa tem dificuldade em manter-se e acaba por entrar em falência.
A marca é comprada por Robert Ellis, que através da agora Hugh Mason and Company, volta a fabricar os seus V-twins, nos quais utiliza as caixas de velocidades de três marchas da Sturmey-Archer.
1921. 600cc sidevalve motor JAP |
o motor JAP |
Em 1923 e pelas incertezas sobre o futuro da marca, limitaram o fabrico do motor a um de 700cc, embora com diferentes especificações.
Esta é de 1922 |
Um modelo de 1927 No ano de 1927 a marca desiste dos depósitos ciclindricos, optando por um de desenho quadrangular chapeado. |
Uma das últimas NUT |
O ano de 1928 foi marcado pelo lançamento de apenas dois modelos, um a dois tempos com motor Villiers de 172cc, outro um desportivo bicilindrico de 747cc a quatro tempos.
No ano seguinte, fabricaram motores de 248cc e de 346cc monocilindricos e um 496cc OHV, todos a quatro tempos,
A partir de 1930 com a Grande Depressão a causar graves problemas económicos, as vendas são muito reduzidas, acabendo em 1933 a fábrica por encerrar definitivamente.
Uma muito rara board racer NUT 600cc JAP side valve |
Sem comentários:
Enviar um comentário