quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Wall Auto-Wheel


Wall Auto-Wheel


1908-22

Numa altura em que as bicicletas se vendiam em larga escala, a Wall Auto-Wheel foi pensada como uma alternativa barata e simples à sua motorização. Patenteada em 1908 por Arthur W. Wall de Birmingham, foi fabricada e comercializada pela Auto-Wheels Ltd. em Londres, no Reino Unido, e financiada pelo conhecido escritor Sir Arthur Conan Doyle.


O esquema da Wall


A Wall não é mais do que uma engenhosa roda raiada de jante 20" com motor, acoplável à direita da roda traseira de qualquer bicicleta.

Um exemplar em excelente estado de conservação
Wall Autowheel numa biciclete Humber de senhora de 1914
Em exposição mais um modelo de 1914
Aparece no ano de 1910 aos seus potenciais clientes, como uma solução simples e económica que poderia motorizar qualquer bicicleta. Para tal, recorria-se a um muito básico motor a dois tempos de 1,75hp, que em conjunto com um magneto da Bosch assegurava o funcionamento do conjunto. Neste "kit", o seu guarda-lama servia igualmente para suporte do depósito de combustivel, e do de óleo. Duas braçadeiras flexiveis fixavam o conjunto, servindo igualmente como amortecedores.

De 16 a 18 libras podiamos motorizar qualquer bicicleta

Um reclame da época já com a BSA
Todo o controle da motorização era feito por um cabo, que se encontrava ligado ao guiador. Pelo seu preço, das 15 às 20 libras, o equivalente a uma quarta ou quinta parte do preço de uma motocicleta, tornou-se bastante popular durante os anos que antecederam a primeira Grande Guerra. 

Um conjunto Wall de 1914



O seu fabrico foi continuado até 1922, e até foram exportados para a Austrália e para a Nova Zelândia, onde ainda hoje é possível encontrar alguns destes exemplares.




Nos seus modelos houve algumas variantes, embora em 1912 tenha a sua forma definitiva, com um motor a quatro tempos de 110cc de 1hp montado na vertical. Foram igualmente fabricadas unidades de 114cc e 118cc, embora sem diferenças significativas.
Em 1914 o fabrico da Wall passa a ser assegurado pela fábrica BSA, embora mantendo o nome da marca. 
Também com este pequeno motor aparece em 1921 a Auto Wheel Motorette, uma espécie de trotineta com banco cuja roda traseira foi substituida pelo conjunto Wall.
Após o ano de 1922 deixamos de ouvir falar nesta marca e nestes kits. 



No video em cima podemos admirar um destes exemplares e ver como se rodava com um destes curiosos engenhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário