1908-22
Numa altura em que as bicicletas se vendiam em larga escala, a Wall Auto-Wheel foi pensada como uma alternativa barata e simples à sua motorização. Patenteada em 1908 por Arthur W. Wall de Birmingham, foi fabricada e comercializada pela Auto-Wheels Ltd. em Londres, no Reino Unido, e financiada pelo conhecido escritor Sir Arthur Conan Doyle.
O esquema da Wall |
A Wall não é mais do que uma engenhosa roda raiada de jante 20" com motor, acoplável à direita da roda traseira de qualquer bicicleta.
Um exemplar em excelente estado de conservação |
Wall Autowheel numa biciclete Humber de senhora de 1914 |
Em exposição mais um modelo de 1914 |
Aparece no ano de 1910 aos seus potenciais clientes, como uma solução simples e económica que poderia motorizar qualquer bicicleta. Para tal, recorria-se a um muito básico motor a dois tempos de 1,75hp, que em conjunto com um magneto da Bosch assegurava o funcionamento do conjunto. Neste "kit", o seu guarda-lama servia igualmente para suporte do depósito de combustivel, e do de óleo. Duas braçadeiras flexiveis fixavam o conjunto, servindo igualmente como amortecedores.
De 16 a 18 libras podiamos motorizar qualquer bicicleta |
Um reclame da época já com a BSA |
Todo o controle da motorização era feito por um cabo, que se encontrava ligado ao guiador. Pelo seu preço, das 15 às 20 libras, o equivalente a uma quarta ou quinta parte do preço de uma motocicleta, tornou-se bastante popular durante os anos que antecederam a primeira Grande Guerra.
Um conjunto Wall de 1914 |
O seu fabrico foi continuado até 1922, e até foram exportados para a Austrália e para a Nova Zelândia, onde ainda hoje é possível encontrar alguns destes exemplares.
Nos seus modelos houve algumas variantes, embora em 1912 tenha a sua forma definitiva, com um motor a quatro tempos de 110cc de 1hp montado na vertical. Foram igualmente fabricadas unidades de 114cc e 118cc, embora sem diferenças significativas.
Em 1914 o fabrico da Wall passa a ser assegurado pela fábrica BSA, embora mantendo o nome da marca.
Também com este pequeno motor aparece em 1921 a Auto Wheel Motorette, uma espécie de trotineta com banco cuja roda traseira foi substituida pelo conjunto Wall.
Após o ano de 1922 deixamos de ouvir falar nesta marca e nestes kits.
No video em cima podemos admirar um destes exemplares e ver como se rodava com um destes curiosos engenhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário