sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mabeco


Mabeco


1922-27



Foi uma marca de motos alemã, sediada em Berlin, e cuja actividade manteve de 1922 a 1927, durante o qual fabricou cerca de 3.400 unidades. O seu nome provém da Max Bernhardt & Co, empresa apoiada pela Siemens & Haske, que fabricava componentes para aviões anteriores à Primeira Grande Guerra.
Estas motos caracterizavam-se pelo facto de serem uns clones alemães das americanas Indian Scout.

1923 Mabeco 596cc V-twin

Só as primeira Mabeco eram de côr verde

As primeiras unidades da Mabeco eram de cor verde, embora muito rapidamente tivessem mudado a sua cor para vermelha. O próprio logotipo da marca, com as letras onduladas fazia lembrar o da Indian.
Apesar de os responsáveis da Mabeco afirmarem que "A imitação era a forma mais sincera de lisonjear", a Indian não achou graça e processou-os. Como resultado do processo, a empresa foi liquidada.

Mabeco de 750cc, 20 hp de 1927
São por demais evidentes as semelhanças com a Indian Scout


O painel de instrumentos


Após esse contratempo, e com uma restruturação passou a ser Mabeco-Werke GmbH, retomando a produção de motocicletas, ainda com a Siemens & Haske como o principal accionista.
Os termos do acordo judicial não permitiam que Max Bernhardt integrasse o conselho de administração, e embora detivesse acções da empresa,  continuou como consultor externo.
Ainda que os modelos que a Mabeco-Werke fabricava tivessem passado por várias fases, continuavam a parecer-se com as Indian...

Algumas fotos antigas



Durante seus cinco anos de funcionamento, Mabeco como muitas outras empresas de motocicletas alemãs da época, procurou publicidade através da competição em corridas nacionais. Para tal, construiu uma quatro válvulas de dupla came à cabeça, e forneceu motores a pilotos que construiam o seu próprio chassis. Acabaram ganhando os campeonatos nacionais de 1925 e 1926.
A Mabeco também construiu uma 346cc a dois tempos, "twingle" (um estranho motor monocilindrico de dois pistons), um projecto licenciado pela Garelli.

O motor "twingle".

Esta designação nasce da junção do nome "Twin" com "single", nome que é dado respectivamente aos motores de dois cilindros e aos monocilindricos.
Patenteado em 1912 pelo engenheiro italiano Alberto Garelli, tratava-se de um motor monocilindrico a dois tempos, de 346cc com dois pistons. Foi inicialmente produzido pela fábrica Garelli até 1926, e utilizados em motos de série e de corrida.
Esquema do sistema twingle
A colocação dos pistons neste motor Twn

Um motor Puch twingle

Corte lateral do mesmo motor Puch 
Anos mais tarde, por volta de 1935 a DKW utilizou este tipo de motor, a Twn após 1946, e entre 1963 e 1968, aparecem motos fabricadas pela Puch e pela sua congénere americana Sears Allstate, que também recorreram a esta solução técnica para os seus motores de 175cc e de 250cc.

Sem comentários:

Enviar um comentário