sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Nacional SMC

Nacional / SMC


1934-36


A Nacional ou SMC, é o exemplo da única tentativa de fabricar em Portugal motos de grande porte.
Este projecto só foi possível graças ao esforço conjunto de Augusto Maia e Manuel Calheiro Seixas, que  com a ajuda de um mecânico que trabalhava no concessionário da Conventry Eagle (José Silvestre de Freitas) e mais dois aprendizes, avançaram com o projecto.

Uma foto antiga

Foram desenhados dois modelos, um de autoria de Augusto Maia para uma moto de turismo e o outro de Manuel Seixas para uma desportiva.
Importaram de Inglaterra os motores Jap OHC de 500cc, as forquilhas Webb e algumas caixas de velocidades Albion e Sturmey-Archer, estas para o modelo desportivo. 
O quadro era de fabrico nacional, constituido por tubos de aço, sem soldaduras, como era norma na época na indústria aeronáutica.
Em 1934 num armazém onde hoje funciona a RTP, aparecem as primeiras quatro motos fabricadas com o nome "Nacional".
A SMC ou Nacional


Em 1935 e já sem dinheiro A. Maia é obrigado a abandonar o projecto. Para o seu lugar entrou na sociedade como investidor, Marinho da Cruz.
Pela pouca informação existente, não se sabe se foram fabricadas se mais três ou quatro motos, no entanto sabe-se que estas foram apresentadas com a marca SMC.
Especula-se sobre a origem da sigla SMC, mas provávelmente seria: Seixas, Marinho e Cruz... 
Apesar de terem venda e procura, como não houve quem investisse, a produção não pode ser continuada, de modo que as motos deixaram de ser fabricadas.
Agora que cerca de 80 anos se passaram desde o seu fabrico, ainda a podemos citar como tendo sido a moto de maior cilindrada alguma vez construida em Portugal.
Penso existirem ainda dois exemplares, uma na posse do cineasta Manoel de Oliveira, e outra que supostamente terá sido vendida, e da qual mais abaixo narro a história. Infelizmente não consegui apurar a veracidade de nenhuma destas afirmações, pelos poucos elementos encontrados.

Nacional SMC de 1934

Esta moto de matricula LI-23-83 e motor número KOZ/D/41261/K foi registada em 1934, e desde 1968 que esteve na posse do mesmo dono, embora possa ter sido recentemente vendida. Foi encontrada em Sintra numa sucata em condições precárias, e só anos mais tarde identificada como a moto que sabemos ser. 
Com o 25 de Abril de 1974, esta moto e outras pertença da sua colecção, foram enviadas para o Reino Unido, onde recorrendo a um dos melhores técnicos ingleses foi primorosamente restaurada.
Em 1982 e depois de consideráveis problemas burocráticos, acabou sendo registada com matricula portuguesa, tendo sido posteriormente vendida.


No ano de 2007 os CTT relembram esta bela moto com uma emissão de sêlos, Aqui fica a sua foto.


Quem tiver interesse em saber mais sobre estas motos pode consultar o livro "Motos Antigas em Portugal", das edições Inapa, e da autoria de Pedro Pinto, onde esta moto faz capa.

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