Nacional / SMC
1934-36
A Nacional ou SMC, é o exemplo da única tentativa de fabricar em Portugal motos de grande porte.
Este projecto só foi possível graças ao esforço conjunto de Augusto Maia e Manuel Calheiro Seixas, que com a ajuda de um mecânico que trabalhava no concessionário da Conventry Eagle (José Silvestre de Freitas) e mais dois aprendizes, avançaram com o projecto.
Uma foto antiga |
Foram desenhados dois modelos, um de autoria de Augusto Maia para uma moto de turismo e o outro de Manuel Seixas para uma desportiva.
Importaram de Inglaterra os motores Jap OHC de 500cc, as forquilhas Webb e algumas caixas de velocidades Albion e Sturmey-Archer, estas para o modelo desportivo.
O quadro era de fabrico nacional, constituido por tubos de aço, sem soldaduras, como era norma na época na indústria aeronáutica.
Em 1934 num armazém onde hoje funciona a RTP, aparecem as primeiras quatro motos fabricadas com o nome "Nacional".
A SMC ou Nacional |
Em 1935 e já sem dinheiro A. Maia é obrigado a abandonar o projecto. Para o seu lugar entrou na sociedade como investidor, Marinho da Cruz.
Pela pouca informação existente, não se sabe se foram fabricadas se mais três ou quatro motos, no entanto sabe-se que estas foram apresentadas com a marca SMC.
Especula-se sobre a origem da sigla SMC, mas provávelmente seria: Seixas, Marinho e Cruz...
Apesar de terem venda e procura, como não houve quem investisse, a produção não pode ser continuada, de modo que as motos deixaram de ser fabricadas.
Agora que cerca de 80 anos se passaram desde o seu fabrico, ainda a podemos citar como tendo sido a moto de maior cilindrada alguma vez construida em Portugal.
Penso existirem ainda dois exemplares, uma na posse do cineasta Manoel de Oliveira, e outra que supostamente terá sido vendida, e da qual mais abaixo narro a história. Infelizmente não consegui apurar a veracidade de nenhuma destas afirmações, pelos poucos elementos encontrados.
Nacional SMC de 1934 |
Esta moto de matricula LI-23-83 e motor número KOZ/D/41261/K foi registada em 1934, e desde 1968 que esteve na posse do mesmo dono, embora possa ter sido recentemente vendida. Foi encontrada em Sintra numa sucata em condições precárias, e só anos mais tarde identificada como a moto que sabemos ser.
Com o 25 de Abril de 1974, esta moto e outras pertença da sua colecção, foram enviadas para o Reino Unido, onde recorrendo a um dos melhores técnicos ingleses foi primorosamente restaurada.
Em 1982 e depois de consideráveis problemas burocráticos, acabou sendo registada com matricula portuguesa, tendo sido posteriormente vendida.
Sem comentários:
Enviar um comentário