sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Smith Motor wheel

Smith Motor wheel


1914-19

A Smith Motor Wheel era a versão americana da Wall Auto Wheel, fabricada em Milwaukee sob patente, pela empresa de nome A. O. Smith Company que detinha os direitos de fabrico para o mercado americano da Wall. Apesar de tudo esta roda motriz era um pouco diferente da original Wall.

1915 Smith Motor Wheel

Um kit Smith de 1915

A Smith em esquema
Com um motor de 146cc, como roda utilizava um disco compacto, ao contrário da Wall que utilizava uma vulgar roda de bicicleta. Na versão americana da Smith, o conjunto era montado do lado esquerdo da bicicleta, enquanto a Wall o montava do lado direito.
Num total de cerca de 60.000 unidades fabricadas entre 1914 e 1918, era curiosa a originalidade da côr que ostentava, vermelha, enquanto a sua congénere britânica se apresentava de côr negra, com uma risca dourada.

Publicidade da época
Uma foto de 1917
Um Smith Motor Wheel Flyer

Quando em 1914 a Smith aparece no mercado americano, comercializa-a como sendo o modelo A. Em 1916 aparece o modelo B, embora não fossem apresentadas diferenças significativas entre os dois modelos.
Em Maio de 1919 os direitos de fabrico foram adquiridos por dois jovens empreendedores que pretendiam fabricar um pequeno motor. Esses jovem foram Briggs & Stratton. Com eles, esta roda motriz teve a maior alteração à sua forma original. Com a cilindrada aumentada para o dobro, passou assim a usufruir de uma potência de 2hp, com melhor desempenho.

A versão Briggs & Statton Motor Wheel

O Flyer da Briggs & Stratton


1920 Briggs & Stratton Motor Wheel Scooter

O Flyer da Briggs & Stratton

Este motor, agora de marca Briggs & Stratton teve continuidade até 1925, e foi utilizado por todo o tipo de veículos, como trenós, bicicletas, carros low-cost e até carros para rodarem nas vias férreas, para as repararem.
O preço na América era de cerca de 60 USD, o equivalente a um terço do valor de uma motocicleta, valor comparativamente mais elevado que o da Wall no Reino Unido.  


Sem comentários:

Enviar um comentário