Cleveland
1915-29
A "Cleveland Motorcycle Manufacturing Company" de Cleveland, no Ohio foi uma de três fabricantes que no passado baptizaram as suas motos com este nome. No entanto quando citamos esta marca, seja a única em que pensemos de imediato, pelo seu elevado nível de qualidade e prestígio.
Dos outros fabricantes que assumiram este nome, uma foi a "The Cleveland Motorcycle Brand of American Cycle Manufacturing Company", de Hartford, cuja actividade se manteve de 1902 a 1905, e que acabou por ser integrada na Pope Manufacturing Company, fabricante das motos Pope.
A outra, a inglesa "Cleveland Motorcycles", de Middlesbrough, cuja produção manteve de 1911 a 1914, recorrendo aos motores Precision.
Uma Cleveland de 1916 |
Este modelo é de 1919 |
O quadro da Cleveland single |
O curioso motor de 220cc |
O primeiro modelo da Cleveland Motorcycle Manufacturing Company data de 1915. Era um modelo leve de duas velocidades de 220cc, monocilindrico. A particularidade deste modelo era o seu motor, cuja cambota se encontrava montada transversalmente, recorrendo-se de umas engrenagens que lhe "corrigiam" o posicionamento.
Este modelo rápidamente conquistou mercado, pela sua leveza, fiabilidade e acima de tudo pelo seu preço.
O seu baixo custo levou a que fosse escolhida pelo exército americano, que durante a Primeira Grande Guerra as utilizou para deslocação dos seus estafetas.
Cleveland A2 de Luxe de 1920 |
O motor de 220cc |
Por volta de 1919 com o modelo A2, a moto foi parcialmente redesenhada, ficando mais parecida com outros modelos da concorrência.
Em 1921 volta a haver alterações, desta vez mais peso lhe é adicionada pelo reforço do quadro, pelo alargamento do assento, pelo aumento da capacidade do depósito de gasolina, com a colocação de estrados para os pés e com guarda lamas de maiores dimensões. Esta mudança foi acompanhada com o aumento de capacidade do motor para 270cc.
A produção de motores a dois tempos termina por volta de 1924. Nesse mesmo ano, depois da compra da Reading-Standard, a Cleveland substituiu o habitual motor de dois tempos por um a quatro, de 352cc, igualmente monocilindrico.
Com a concorrência a apresentar belos modelos tetracilindricos, em 1925 aparece a primeira Cleveland de quatro cilindros, com um motor de 600cc. Este motor foi desenhado por L. E. Fowler, e era de menor cilindrada que os da Ace ou Henderson. Como o desempenho desta motorização não era satisfatório, as vendas mostraram isso mesmo, não tendo o modelo continuidade, embora se tivessem ainda vendido umas centenas de unidades.
Uma Cleveland de 750cc 4 cylindros 4-45 modelo de 1927 |
O ano de 1926 trouxe a substituição deste motor por um outro de 750cc, desenhado por E. H. DeLong e de caracteristicas diferentes. Foi o modelo 4-45, que trazia uma caixa de velocidades completamente renovada, que permitia o acesso às parte internas do motor, sem necessidade de o retirar do quadro, algo impraticável nos restantes modelos.
A velocidade desta moto rondava os 120 kms/h, ou 75 milhas, como gostam de dizer os americanos.
Outro modelo se lhe seguiu em 1927, a "Cleveland Century" 4-61, com uma caixa de 3 velocidades, de 1.000cc de cilindrada e capaz de atingir os 145 kms/h (90 milhas).
Cleveland 4-61 de 1929 e 1.000cc modelo Century |
Os negócios não estavam a correr bem à Cleveland, de modo que em 1928 ponderam a venda da marca à Harley-Davidson, empresa que necessitava de um motor de quatro cilindros para poder competir com a Indian. A proposta foi de imediato aceite pela Harley, que depois de a analisar melhor, acabou por rejeitá-la, optando por desenvolver o seu próprio motor.
Em 1929 esta marca apresenta-se no New York National Motorcycle Show com a sua melhor produção de sempre, a Cleveland Tornado 1.000.
Uma rápida e cara Cleveland de 1928 |
Um modelo de 1929 |
Um modelo de 1929 ainda com a pintura original |
Esta moto já alcançava as 100 milhas/hora (160kms/h) e competia em pé de igualdade com as suas rivais que também atingiam essa velocidade, mas recorrendo a motores de 1340cc.
Esta performance era obtida com a utilização de um quadro mais baixo, pistons mais leves, válvulas maiores e com uma taxa de compressão maior.
A procura de motos de topo estava em baixa e alguns meses depois e com a queda da Bolsa de Wall Street, a Cleveland faliu.
Uma imaculada Cleveland Tornado de 1929 |
Curiosamente foi com a melhor moto alguma vez fabricada por esta marca, que esta empresa fechou portas, pena que apenas alguns poucos protótipos desta fabulosa "Cleveland Tornado" tenham sido fabricados.
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