Ladetto
1923-32
Fundada em 1923 em Turim, a Ladetto era uma empresa familiar que juntava os irmãos Emilio e Giovanni Ladetto. Dedicavam-se ao fabrico demotores a dois tempos de 125cc, com caixa de duas velocidades e sem embraiagem.
Em 1927 com a chegada de Angelo Blatto, um designer de motos e motores, a empresa passa a chamar-se "Ladetto & Blatto", nome que mantém até 1930, ano em que Blatto abandona a empresa, voltando esta a chamar-se apenas "Ladetto".
Uma foto antiga de de uma Ladetto & Blatto |
No ano em que Blatto se juntou à sociedade, foram apresentadas com nome Ladetto & Blatto três motos, uma de 132cc, outra de 175cc de caracteristicas idênticas, ambas a dois tempos, e uma a quatro tempos de 175cc de válvulas à cabeça.
Em 1928 construiram motores de 175cc e 250cc de três velocidades.
Foi neste ano que Alfredo Panella venceu o campeonato europeu de 175cc, com uma Ladetto & Blatto.
Alfredo Panella com a moto que venceu o campeonato europeu em 1928 |
Este modelo de motor ganhou em 1926 o campeonato italiano e em 1928 o europeu da classe de 175cc |
No ano seguinte, em 1929, é apresentado um novo motor de 175cc de válvulas laterais.
Em 1930 com a saída de Blatto a produção continua, mas desta vez com um outro motor de 175cc de válvulas a cabeça, equipado com uma caixa de três velocidades inglesa, da Albion. Em 1932 acrescentam a este modelo um braço oscilante e amortecedores traseiros de molas helicoidais. Foi com este mesmo modelo que a história da marca se encerra.
Ladetto 175 Sport de 1932 |
O logotipo da marca |
O bonito motor |
Monocilindrico mas com duas saidas de escape |
Sem comentários:
Enviar um comentário