Moto-Rêve
1904-25
Moto-Rêve ou "Moto de sonho" foi um importante fabricante de motos nos primórdios do século XX, fundada em 1904 e localizada em Geneve na Suiça. Pioneira em motores v-twin de baixa cilindrada e fabricando motores mono e bicilindricos para outros fabricantes. Como exemplo podemos apontar a fábrica inglesa Norton, que nos seus primeiros modelos utilizou estes motores.
1906 Moto-Rêve 247cc |
1908 Moto-Rêve modelo A 275cc 2 cyl AIV |
1909 Moto-Rêve de 347cc |
Uma chapa de motor da marca |
Foi igualmente em Inglaterra que esta marca marcou presença ao fabricar entre 1912 e 1917, motos e motores, com a marca ALP.
Uma brochura da marca |
Foto antiga |
Uma Dux-Moto-Rêve de fabrico russo |
Os modelos desta marca eram muito semelhantes aos da sua rival Motosacoche, igualmente fabricada em Geneve.
Marcou presença em vários países europeus e até na Austrália, tendo a apresentação do seu primeiro modelo, o modelo "A", sido em Maio de 1906. Este modelo mais não era que um quadro de bicicleta BSA com um motor de 2 hp 274cc, e da qual foram produzidas cerca de 400 unidades. A partir do ano seguinte passam a fabricar os seus próprios quadros.
Em 1907 aparece no London Stanley Show no stand da Norton uma moto com motor Moto-Rêve, de nome Norton Energette, uma versão renovada da original Energette de 1902, essa de motor francês Clement. A Norton continuou a utilizar estes motores até 1909.
Em 1910 deu-se a ligação com a Husqvarna, uma marca já com grande tradição no fabrico de bicicletas. Desta parceria aparece a Husqvarna modelo 65, que se mantém até 1912. A motorização era o já bem conhecido motor de 274cc de válvulas atmosféricas (Air Inlet valves), e o quadro da marca sueca.
O modelo 65 da Husqvarna |
Apesar das semelhanças serem muitas, existiam diferenças entre a original modelo C da Moto-Rêve e a Husqvarna. Esta última tinha um quadro 2,5 cms mais comprido e os tubos mais finos e grossos. O depósito de carburante era maior, uma característica importante devido às poucas gasolineiras existentes.
Como curiosidade refira-se que a Husqvarna dava garantia aos seus próprios quadros, mas não aos motores.
O modelo 145A de 4hp |
Ainda em colaboração com a Moto-Rêve, em 1916 a Husqvarna lança o modelo 145, já com uma caixa de três velocidades própria, que continuou a utilizar até por volta de 1930. Uma versão militar se lhe seguiu, o modelo 145A, com um motor de 550cc. A cooperação entre estas duas marcas terminou em 1918, ano em que apenas se venderam 48 unidades.
No ano seguinte em 1919 a Husqvarna com o modelo 150 começa a fabricar os seus próprios motores e quadros.
1912 Moto-Rêve de 347c |
1913 modelo F monocilindricoOHV de 3hp |
1914 Moto Reve 500cc |
1916 Moto Reve Modelo I de 500cc |
No ano de 1913 temos o modelo D, um biciclindrico de 347cc, seguindo-se o modelo I, no ano seguinte. Este modelo acabou por ser o último da marca, equipado com motor de 500cc e com a opção de side-car.
Segundo os especialistas estes motores eram extremamente bem concebidos, quais peças de relojoaria, que se fixavam ao quadro por grampos, incorporando engrenagens para cames e magneto, facilitando assim a sua montagem por outros fabricantes.
Um reclame italiano desta moto |
Literatura italiana de 1909 |
A sua própria publicidade referia uma máquina extremamente leve, já que o conjunto completo pesava cerca de 39 kgs, sendo que 1/3 deste valor se devia ao magneto e ao carburador.
Um motor bastante avançado para o seu tempo |
Por volta de 1920 a empresa começa a não ter vendas acabando por ser comprada por três sócios, Buratti, Ponti e Roch, que utilizando o material existente, completam as motos e as vendem com a marca BPR, recorrendo a motores monocilindricos Moser e Motosacoche.
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