Motos que fizeram história durante o século XX, independentemente de terem tido ou não sucesso comercial.
terça-feira, 5 de março de 2013
Terrot
Terrot
1887-1961
A história desta marca francesa começa quando Charles Terrot e Wilhelm Stücklen fundaram uma empresa de teares circulares em Cannstatt, na Alemanha no ano de 1862, e Terrot abriu a sua filial francesa na cidade de Dijon em 1887. Três anos mais tarde esta mesma empresa inicia-se no fabrico de bicicletas, actividade que manteve até 1970.
O triclo com Motor De Dion Bouton de 1900
O quadriciclo
A "Voiturette" de 1901
Em 1899 foi apresentado um triciclo e um também um quadriciclo, ambos com motor De Dion Bouton, que eram vendidos com motores arrefecidos a ar ou por mais 200 francos com refrigeração líquida. Um ano mais tarde foi lançada a "voiturette" (uma espécie de charrete motorizada de dois lugares), e foi em 1902 que aparecem as motos. Só anos mais tarde, e de 1910 a 1914 fabricam automóveis.
Uma das primeiras Terrot com motor Zédel
1914 Terrot Zedel engine
A sua primeira moto aparece com um motor Zédel de 2 hp de fabrico suiço. As seguintes com motores MAG, Chater-Lea, Givaudan ou JAP, tinham cilindradas entre os 173cc e os 498cc, e a sua primeira bicilindrica data de 1905.
1908 Terrot 2¾hp 350cc
1913 Terrot 317cc
Um modelo de 1914
À data da Primeira Grande Guerra a Terrot já era uma marca prestigiada, e chegou a fornecer em 1915 o exército francês com as suas motos de 500cc.
Em 1921 fabricam o modelo E, com motores a dois tempos de 175cc e de 267cc. Em 1925 é lançado modelo F com motor de 250cc, modelo este que continuou em desenvolvimento até por volts de 1932. Paralelamente com estes modelos a Terrot a partir de 1923 produziu também motos equipadas com motores JAP de 350cc de 2 velocidades.
1926 Terrot 247cc modelo F Tourismo
1927 Terrot HS
1927 Terrot 350cc Racer
Mais uma bonita Racer
1930 Terrot LSO 173cc
Em 1925 é apresentado no Salão de Paris o modelo G, em duas versões: a Sport e a Turista. seguiu-se em 1926 o modelo H, já com motor próprio de 500cc OHV e com uma melhor suspensão frontal.
Por volta de 1928 é lançado um modelo de corrida com motor Blackburne de 174cc.
Em 1929 esta marca já tinha vendido mais de 100.000 unidades, um número por demais impressionante.
Segui-se a Grande Depressão, e viraram-se para bicicletas motorizadas e para as corridas de motos, sendo triplamente vencedores no ano de 1932 nas classes do campeonato francês de 250cc, 350cc e 500cc.
1931 Terrot HSSL 500cc
1932 Terrot HSST 350cc
Em 1937 é apresentado uma outra moto de corrida, desta vez com um motor v-twin transversal de 498cc.
Com a Segunda Grande Guerra a Terrot volta a fornecer o exército francês com motos com sidecars, o modelo GT de 350cc a 750cc e com o modelo DT de 500cc a 750cc.
1932 Terrot VMO 100cc
1934 Terrot NSSL JAP 500cc OHV
Passou-se a Segunda Grande Guerra e a produção é retomada com modelos monocilindricos OHV até 500cc e com alguns modelos a dois tempos.
A primeira scooter Terrot foi fabricada em 1951, passando a partir desta data o fabrico a ser de ciclomotores e motos de baixa cilindrada.
Durante a primeira metade de século XX, mais concretamente entre as duas grandes guerras, esta marca chegou a ser o maior fabricante de motociclos franceses de grande cilindrada, tendo vendido mais de 600.000 unidades.
Estas motos chegaram a ser exportadas para numerosos paises, inclusive para o Japão.
1946 Terrot 500 RGSE
1948 Terrot M4 125cc
Reclame da marca de 1949
1950 Terrot HCTL 350cc
1951 Terrot MT1 100cc a 2 tempos
Terrot modelo Rallye
Terrot Tenor 125cc
Tendo comprado a Magnat-Debon em 1924, esta marca acaba sendo comprada pelo grupo Automoto a que pertencia a Peugeot em 1959, continuando a existir, mas não sendo mais do que cópias, utilizadas para vender as Peugeot que dela se serve para vender as suas motos, contornando assim a lei das Concessões Únicas.
Terrot 175cc Tournoi
Ciclomotor dos anos 50 da Terrot
A curiosa scooter Terrot
E finalmente em 1961, desaparece para sempre uma das mais produtivas e prestigiadas marcas da história do motociclismo francês.
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