sábado, 26 de janeiro de 2013

Auto-Fauteuil

Auto-Fauteuil


1902-1920



Auto-Fauteuil foi uma empresa francesa criada na cidade de Blois por George Gauthier, para a criação de um veículo económico, que combinasse as vantagens do automóvel com as das bicicletas motorizadas.
Esta espécie de scooter foi inicialmente equipada com um motor Aster . Os modelos que se lhe seguiram até 1906, montavam os muito famosos De Dion-Bouton, de 3hp de refrigeração a ar e de 3,5hp com refrigeração líquida.
Auto-Fauteuil de 1908


O lado direito do motor de refrigeração liquida

O mesmo motor do lado esquerdo
Após esta data a marca passou a fabricar os seus próprios motores.
Um cadeirão de luxo, com braços, fixado acima do motor deu o seu nome ao veículo (Fauteuil significa cadeira ou poltrona).
Curiosos eram os prospectos de venda onde a marca informava de uma maneira clara "não ser este veículo  um carro ou um motociclo, mas sim um veículo ligeiro de duas rodas, que combina as vantagens de ambos".... (embora sem entrar em detalhes).
Estes folhetos tinham outra particularidade curiosa, que era a informação que os seus clientes eram: Cavalheiros abastados, Doutores, Advogados, Solicitadores e Clérigos.
A sua postura sobre o veículo permitia que quem o conduzisse apresentasse a dignidade que os clientes destino pretendiam ostentar. Ou seja, era um luxo possuir um destes veículos.
Nas fotos em baixo podemos ver quer um padre, quer um cavalheiro nas suas montadas.


O proprietário de uma Auto Fauteuil

Várias destas simpáticas motoretas em foto da época
Tecnicamente a moto era muito interessante, utilizava rodas pequenas que lhe proporcionavam um centro de gravidade baixo, baixando-lhe igualmente o assento e permitindo a sua utilização até por pessoas de baixa estatura.


Um exemplar de 1910

Uma bela poltrona

O reservatorio de água colocado na traseira
Com o motor colocado na vertical debaixo do banco, para ser posto em marcha, tinhamos uma manivela e uma embraiagem.

A manivela com a qual se punha o motor em funcionamento 
Inovador foi o cavalete central, um "luxo" só encontrado em outras motos 20/30 anos depois (eram colocados junto às rodas), e a tracção era feita por corrente, não por correia.

A tracção por corrente
Duas pequenas molas helicoidais faziam de suspensão dianteira.
O preço desta Auto Fauteuil no ano de 1905 era de 1.200 francos, na versão base. Por mais 150 euros tinhamos uma caixa de velocidades de 2 marchas e embraiagem, 40 francos pelas molas na forqueta, 25 francos pela proteção de saias (para as senhoras), mais 25 francos para o porta-bagagem, e por 30 francos o luxo supremo, os pés aquecidos. Esta solução era conseguida recorrendo a um tubo de escape extra-silencioso que atirava o calor gerado pelo mesmo, para os pés do condutor.
O escape que nos aquecia os pés
Com o fim da primeira grande guerra esta máquina estava obsoleta, e apesar de Gauthier ter proposto a todos os possuidores da Auto-Fauteuil uma modernização, o seu fabrico foi cessado em 1920.

Um exemplar de 1905


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