quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Opel


Opel

1901-30

Quando hoje se fala da Opel, a primeira ideia que nos vem à cabeça são os conhecidos e fiáveis automóveis da marca. No entanto esta empresa, a Adam Opel AG, nome do seu fundador, teve o seu início no ano de 1862 quando a sua actividade principal era o fabrico de máquinas de costura. Pelos produtos que a Opel produziu passaram também bicicletas, automóveis e motociclos.
Em 1886 fabricam a sua primeira bicicleta. O sucesso foi tal, que em menos de 40 anos de actividade tornaram-se os maiores fabricantes mundiais de bicicletas.

A  primeira moto Opel de 1902
Em 1899 a Opel fabrica o seu primeiro automóvel. Na sua diversidade de actividades e pela proximidade com as bicicletas, acabam por aparecer as motos.
A produção de motociclos encontrou três fases. A primeira iniciou-se de 1902  a 1907, ano em que interromperam o fabrico.

1905 Opel monocilindrica
1905 Opel de dois cilindros com 3,5 hp e ignição eletromagnética

A segunda fase foi de 1918 a 1923, com modelos variados que iam de bicicletas com motor acoplado à roda traseira,  a modelos já com refrigeração liquida.

1921 Opel 200cc de refrigeração liquida
1922 Opel 200 Motorcycle Factory Photo

1922 Opel de 140cc
Um outro exemplar do mesmo modelo e ano
O motor Opel de 140cc
Pelo ano de 1919 aparece uma Opel de 30 hp e 2.000cc de quatro cilindros, sempre referida como "Derny", ou seja moto de treino de bicicletas de pista. Foi na sua roda traseira que Robert Grassin atingiu os 122 kms/h no autódromo de Monthléry nos arredores de Paris, no ano de 1928. 
Como todas as fotos que encontro parecem representar a mesma moto, suponho que muito poucas unidades tenham sido fabricadas. Como o próprio site que narra a história da marca não a cita, poderá ser única, ou até um protótipo.

1919 Opel Derny
Uma moto imponente
Podemos ver o imenso motor
Para se compreender o que é uma Derny (moto de treino de ciclismo) esta foto ilustra 

Em baixo encontramos um folheto da época a publicitar a 500cc Motoclub, bem como uma foto antiga em que aparece um destes modelos.

Panfleto da Opel 500cc motoclub


A fase final foi entre 1928-31, quando a Opel compra os direitos de produção da moto Neander P3, a Ernst Neumann-Neander , e a fabrica como sua.
A esse modelo foi dado o nome de Opel Motoclub,  uma 500cc monocilindrica OHC, de três velocidades e motor de fabrico próprio.


Uma Opel Motoclub 500cc de 1928

A instrumentação no depósito

A escolha da moto Neander deveu-se ao desenho do seu quadro de aço prensado, que para uma produção massiva permitia que o normal tempo de montagem de uma moto de 20 a 25 horas, fosse reduzido para não mais de quatro horas.
Além de confortável e do seu bonito e pouco usual desenho, esta moto era igualmente uma excelente estradista, com a vantagem de com grande facilidade se poder aceder a todas as peças da mesma.
Apenas disponível na combinação de cores vermelha e prata, foi fabricada até 1930, num total de cerca de 6.500 exemplares.

Imagem de uma destas motos num selo do Paraguay

A história das motos Opel terminou devido à recusa da americana General Motors em prosseguirem com o fabrico de motociclos, quando em 1929 compraram a empresa.




Durante a presença da Opel no motociclismo, houve igualmente um episódio curioso, que foi a tentativa de desenvolvimento de uma moto propulsionada por foguetes, que o piloto activava através de um pedal.
Este propósito era bater o recorde de velocidade de 1928, detido por O.M. Baldwin numa 996cc Zenith- JAP, a 200,3 kms/h (realizado em Arpajon, França).


Fritz Von Opel e a Rocket-Motorcycle

A Opel Rocket Motorcycle
A Opel Rocket Motorcycle em acção, vejam o número de foguetes

É bem visível o rasto de fumo da Rocket

A Opel Rocket Motorcycle e os seus foguetes
Uma Rocket em plena acção...
A moto escolhida para esse fim era uma Opel Motoclub 500SS, à qual foram acoplados não 6 como se vê na foto, mas 12 rockets, com uma capacidade combinada de 30 kgs. 
Esse feito foi tentado em 19 de Maio de 1928, no velódromo de Hamborner, frente a uma multidão de 7.000 pessoas.
Pelas contas previa-se que a moto atinguisse os 130kms/h com o seu próprio motor, passando para cerca dos 220 com o disparo dos foguetes.
A tentativa falhou, e igualmente as autoridades alemãs proibiram o uso de foguetes em motos, pelo risco que poderiam provocar. Tentativas semelhantes foram tentadas com automóveis e aviões.
Nas fotos da época é possivel ver imagens da tentativa, bem como a enorme fumarada provocada pelos foguetes. Um momento curioso, e um projecto inviável sem dúvida.




Sem comentários:

Enviar um comentário