terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Clyno

Clyno


1909-24

Fabricada de 1909 a 1924 a Clyno foi fundada pelos primos A. P. Smith e F. W. A Smith no ano de 1909 em Thrapston, no Reino Unido. As suas primeiras motos foram equipadas com motorizações da AJS, sendo os modelos uma monocilindrica de 3hp e um V-twin de 744cc, ambas com transmissão por correia.
No ano seguinte a empresa muda-se para Wolverhampton onde lançam uma moto com uma caixa de duas velocidades com transmissão por corrente e resguardo da mesma.

A primeira Clyno de 1909
Clyno de 1912, vejam-se os resguardo de corrente e caixa de velocidades

Em 1911 optimizaram esta transmissão, que lhes conferiu bastante sucesso nas populares provas de hillclimb, pelo desempenho e fiabilidade. Igualmente bem vistos estavam os seus modelos com sidecar, pela robustez do conjunto, ao qual não era alheio o modo como o mesmo era fixo em quatro pontos.

1912 clyno three-speed 5,6 hp combination 750cc engine
A bagageira em verga
o motor bicilindrico

Esta reconhecida robustez do conjunto levou a que durante a primeira grande guerra tivessem tido utilização militar.
Durante o ano de 1912 a marca lança um modelo de 250cc a dois tempos que foi muito bem recebida pelo público, de modo que a fábrica acabou por não ter capacidade de resposta às encomendas. A este sucesso não era alheio o  equipamento de série, composto por: luz, buzina e suporte de chapa de matricula, itens que a concorrencia vendia como extras.


O ano de 1914 trouxe a guerra. A empresa só sobreviveu graças a uma parceria com a Vickers Machines, que lhes deu acesso a um contrato com o exército para o fabrico da Vickers-Clyno, uma moto com side car, com uma metralhadora montada.

1914 Vickers-Clyno 750cc Sidecar com metralhadora
Vickers-Clyno750cc V-Twin

Após o final da grande guerra a marca voltou a produzir motos a dois tempos de 269cc e 996 V-twins, estes fabricados pela JAP. 

O modelo de 1919 de 269cc a dois tempos

O motor de 269cc
Em 1924 acabaram com o fabrico de motos para se dedicarem apenas aos automóveis.
A Clyno chegou a ser o terceiro maior fabricante de automóveis no Reino Unido, depois da Austin e da Morris.

Uma combinação de 1914



A política de corte de preços levou a problemas financeiros, e a empresa entrou em liquidação em 11 de fevereiro de 1929.
Durante o seu tempo de actividade foram vendidas cerca de 15.000 motos e 40.000 automóveis.

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