terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Neander




Neander

1924-1929

Esta marca nasce em 1924 pela mão de um dos maiores génios criativos da história do motociclismo, Ernst Neumann-Neander, um prussiano nascido em Kassel no ano de 1871. Os seus desenhos fizeram história quer no sector automóvel quer nas motos, pela invulgaridade e pelas soluções alternativas que conseguiu fazer passar do papel à realidade.
Da carreira profissional de Ernst Neander sabe-se que teve início no final do século XIX com a construção de triciclos motorizados a vapor. Já no início do século XX desenvolveu motores de combustão interna baseados nos De Dion Bouton.

Ernst Neumann em 1925 à esquerda

A originalidade de um carro de três rodas
No ano de 1904 adquire um motor V-twin fabricado pelos suíços da Zedel, que em conjunto com a marca Griffon desenvolve, e para os quais desenha sua primeira moto.
Anos mais tarde é na empresa Austro-Daimler que os seus desenhos são utilizados, mas no ramo automóvel.
Em 1924 Neumann decide-se pelo fabrico dos seus próprios modelos, para os quais adopta o nome "Neander". Na sua concepção as Neander deveriam ser, confortáveis, leves, fiáveis e acessíveis às massas.
Todas as motos desenhadas por E. Neumann tinham em comum quadros que não eram pintados mas banhados a cádmio, fabricados em aço prensado e duralumínio. Para as suas motos os motores escolhidos eram das marcas Villiers, JAP, Küchen e MAG, com cilindradas que iam dos 122 aos 996cc .
É nos arredores de Euskirchen que nesse mesmo ano apresenta a Neander Tourist, uma motocicleta de baixa cilindrada com um quadro de aço tubular central.


1924 Neander Villiers de 150cc


Em 1925 voltamos a ter uma Neander desta vez com recurso a um quadro de alumínio e a um  motor Villiers de 175cc, é apresentada uma moto de competição com um peso inferior a 40 kgs.

1925 Neander Villiers de 175cc e 40kg de peso
Em 1927 a marca lança aquela que foi a sua mais conhecida moto, a Neander P3. O quadro desta moto era fabricado a partir de folhas de metal prensado e tal como os anteriores, banhado a cádmio. Esta moto tinha quadros iguais para todas as motorizações utilizadas, que iam dos monocilindricos Küchen de 500cc aos MAG e JAP de 1.000cc. No total foram produzidas cerca de 2.000 unidades,
1927 Neander P3 com motor Jap de 1.000cc
1928 Neander P3 com motor Kuchen de 500cc e sidecar
 motor Kuchen de 500cc
O último modelo destas motos é de 1929, a Neander P3-1. Equipada com motor MAG de 1.000cc, é hoje considerada uma das 100 motos mais representativas do século XX.

1929 Neander MAG


A ausência de pintura dá um visual muito especial a esta moto

A história desta fabulosa moto é continuada com a marca Opel, à qual Neumann vendeu em 1928 a patente dos seus desenhos, pelo que esta marca em 1929 iniciou a sua própria produção, agora com motor próprio. Como curiosidade refira-se ter sido esta a última motocicleta que a Opel fabricou, pois ao ser comprada em 1929 pela General Motors, os americanos decidiram cessar a produção de motos, o que aconteceu em 1930.

A Neander Opel de 1930
A partir do momento que Neander deixa as motos, volta-se de novo para os automóveis. É neste espaço de tempo até por volta de 1946 que aparecem as mais estranhas criações de E. Neumann. Por exemplo o seu "Fahrmaschine" ou o "riding machine".

O futurista Fahrmaschine de 1935
Algumas criações de Neumann

Em 1947 apresenta um "ultra leve" de 98cc Sachs a dois tempos que atingia os 60kms/h podendo ser conduzido sem carta e sem qualquer tipo de taxa fiscal. Apenas dois prótotipos foram consruidos.
Um curioso modelo de ciclo-carro de 3 rodas
Uma idéia curiosa para um veículo
Nas suas últimas criações está um protótipo equipado com motor Ilo a 2 tempos de 125cc, que privilegiava a ergonomia e o conforto. A roda traseira era mais pequena e o guiador e os pisa pés colocados de modo a posicionar melhor o conforto do passageiro. Apresentou igualmente a Neander mk 98, embora nenhum dos modelos tenha alguma vez entrado em produção.


1949 Neander Ilo de 125cc

1947 Neander MK 98
Em baixo temos um excelente video onde em poucos minutos podemos admirar as brilhantes criações de um homem que para uns terá sido um visionário, para outros um génio. Opiniões à parte, as suas criações dispensam comentários. É imperativo ver este video em full screen.




Durante os últimos cinco anos de vida Neumann abandona completamente os desenhos técnicos, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura, deixando à data da sua morte em 1954 cerca de 100 aguarelas da sua autoria.
Todas as suas criações podem ser admiradas ao vivo no soberbo museu privado do Automóvel e Técnologia de Sinshein, na Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário