quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bat

Bat


1902-26

Bat, ou The Bat. Esta marca foi fundada no ano de 1902 por Samuel Robert Batson em Kingswood Road, Penge, uma zona a sudeste de Londres.
As primeiras Bat utilizavam os pequenos motores De Dion Bouton de 2,5hp, montados verticalmente nos quadros das motos.
A primeira Bat de motor De Dion Bouton

Em 1904 e devido ao reduzido número de vendas, a empresa foi vendida para a Theodore e Tessier Sidney, que a promoveu pela participação nas competições de velocidade.
Os resultados começaram a aparecer, de modo que a marca no seu histórico obteve cerca de 200 vitórias, às quais juntou ainda alguns recordes de velocidade.

Reclames da época


O ano de 1912 foi um ano de mudança da a marca, que abandona os motores monocilindricos, passando a utilizar exclusivamente motores V-twin JAP.

1908 BAT V-Twin 980cc
1910 Bat Roadster
1912 Bat com side car

O depósito da Bat
Um dos seus modelos de mais sucesso foi lançado em 1913, a Bat Nº 2 Light Roadster, de 770cc Jap. Esta moto tinha uma caixa de velocidades produzida pela própria marca, que era manual e de duas marchas, sendo a tracção feita por correia de transmissão.
Com o início da guerra no ano seguinte, a produção foi interrompida para o fabrico de munições.
Após a primeira Grande Guerra, a marca vendeu o stock destas motos que ainda possuia ao exército russo, que acabou por nunca efectuar o pagamento.

Uma Bat-Martinsyde

O bonito motor Jap da Bat
A Bat começa a ter dificuldades económicas, e em 1923 funde-se com a Martinsyde, passando-se a chamar Bat-Martinsyde. Mesmo assim a empresa não consegue escapar à falência, que aconteceu em 1926.


Sem comentários:

Enviar um comentário