terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Militaire

Militaire


1911-22



Militaire ou Militor assim se chamava esta estranha moto, ou um autocycle, que pretendia ser um misto de carro e moto, que como o nome indica, produzida a pensar numa utilização militar. O seu fabrico teve inicio em 1911 pela Militaire Autocycle Company, Cleveland, no Ohio.
O primeiro modelo a ser produzido era um monocilindrico, com um volante ao invés de guiador, e com umas pequenas rodas suplementares laterais retrácteis que faziam o equilíbrio do conjunto.



O modelo de 1911
No ano de 1913 a fábrica muda de mão passando a ser controlada por Norman R. Sinclair, que pega no projecto e o redesenha por completo, passando o seu fabrico para a cidade de Buffalo.
Toda a moto era muito pesada e pouco manejável, quer devido ao quadro mono peça, que suportava o novo motor de quatro cilindros, quer também pelas rodas de 12 raios de madeira maciça, num conjunto que media cerca de 2,48 metros (97").

1915 Militaire


O motor da Militaire

Um belo exemplar de 1916
No video abaixo podemos ver um exemplar de 1915, restaurado e funcionando na perfeição.


Este motor de 1.306cc tinha a potência de 11 hp, uma caixa de três velocidades para a frente e uma para a marcha atrás, e podia atingir a velocidade máxima de 110 kms/h.
Após realizar testes para utilização militar, o seu peso excessivo e a sua pouca maneabilidade fizeram com que o projecto militar fosse abandonado. Igualmente o modelo civil também não foi bem sucedido, pelo que faliu.
Folhetos da marca

Em 1917 Sinclair mudou-se para New Jersey e a Militaire passa a chamar-se Militor. Nem assim este projecto teve resultado, pelo que volta a falir.
Como Sinclair não era homem para desistir, volta a tentar mais uma vez, agora desta vez em Springfield onde um fabricante local de automóveis, a Knox Motor Company lhe fabrica as motos.
O sucesso tarda em aparecer e um último esforço é feito através da Bullard Machine Tool Company em Bridgeport, no Massachusetts, onde em 1922 a produção finalmente cessou.


Uma Militor de 1920 com side-car





O último modelo a ser fabricado, desta vez com motor de 1435cc e válvulas à cabeça, tinha problemas de lubrificação, já não possuía rodas laterais, trazia side-car e a coluna de direcção era mais convencional.
Na sua curta história esta moto foi fabricada em cinco cidades, falhando em todas elas. Curioso é o seu insucesso, pois que pelos 335 dólares que custava, até nem era má compra.
Aos dias de hoje muito poucas destas motos ainda existem, pensa-se terem sido fabricadas entre 100 a 200 unidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário