segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Wilkinson

Wilkinson


1909-16


A Wilkinson Sword Company é uma marca fundada no ano de 1772 que começou a actividade com o fabrico de espadas. Com uma actividade sempre muito diversificada fabricou armas, baionetas, máquinas de escrever, tesouras, motos, material de jardim e lâminas de barba.

No sector das motos, a Wilkinson de quatro cilindros foi sem duvida a moto mais evoluida e sofisticada do seu tempo. Construida pela Wilkinson Sword Company, esta moto incluia para além de suspensão dianteira e traseira, um confortável banco ao estilo do dos automóveis e uma qualidade muito acima da média.
1910 Wilinson Touring Auto Cycle

Concebida inicialmente para ser uma moto de caracteristicas militares, incluia um side-car onde se poderia montar uma metralhadora, e na versão inicial possuia volante.
Como o exército recusou o contrato, a empresa optou pela conversão numa moto de uso civil.
Apresentado em Londres no ano de 1909, com um motor de quatro cilindros de 676cc, deram-lhe o nome de ''TAC'' ('Touring Auto Cycle').

Motor Wilkinson 676cc TAC
Continuaram a desenvolver este modelo, de modo que em 1911 apareceu uma nova versão, o 'TMC' (Touring Motor Cycle'). Arrefecido a água e com um grande radiador frontal, era um quatro em linha de válvulas laterais de 848cc. Com uma caixa de velocidade de três marchas atingia os 80kms/h.

Wilkinson TMC
1912 Wilkinson 848 TMC
1913 Wilkinson TMC engine
No ano de 1913 foi lançada uma outra versão, esta com um motor de 996cc, que visava a utilização com side-car.
1913 Wilkinson TMC sidecar
No total apenas cerca de 250 unidades destas motos foram produzidas.
Em 1916 com o aproximar da primeira grande guerra, e as suas restrições, esta moto deixou de ser fabricada, passando a fabricar baionetas, participando assim no esforço de guerra.



Depois de terminada a guerra, continuaram com o desenvolvimento de motor em linha de quatro cilindros, mas desta vez num automóvel chamdo 'Deemster', nunca mais tendo voltado às motos.


Sem comentários:

Enviar um comentário