segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Coventry Eagle




Coventry Eagle



1901- 1940


Coventry Eagle foi um dos grandes fabricantes de motos inglesas do seu tempo. Inicialmente o nome da empresa era Hotchkiss, Mayo & Meek, que fabricava bicicletas de caracteristicas "Vitorianas". Este nome foi mudado pela saida de um dos seus sócios, John Meek, no ano de 1897, passando então a ter o nome pela qual a conhecemos.
1903 Coventry Eagle modelo 2 de 3,4 HP com atrelado
Um modelo de 1906
Para além da sua elevada fiabilidade, as mesmas tinham um  fabrico muito exigente e cuidado.
Esta marca utilizou sempre motores de outros fabricantes, tais como Villiers, Jap ou Matchless. Outras motorizações foram igualmente utilizadas tais como os Backurne, os Sturmey-Archer e os Raleigh, mas em pequeno número


O cuidado de fabrico e a criteriosa escolha de componentes fizeram com que a marca não fosse barata.

1928 a bela Flying 8 de 980cc Jap




Como exemplo vejamos o caso do seu modelo mais bem sucedido, a Conventry Eagle Flying 8, que possuia um motor de 980cc e rivalizava com a Brough Superior em custo, e até em caracteristicas, já que muito se lhe assemelhava. 
Esta mesma Flying 8 foi considerada uma das mais admiráveis motocicletas do mercado britânico do seu tempo.
1926 Coventry-Eagle Model 32 300cc
1929 Coventry-Eagle Super Sports

1932 Coventry Eagle Silent Superb 148cc

1935 Coventry-Eagle Silent Superb De Luxe 250cc

Com a queda da economia nos anos 30, esta marca quase abandona os motores a quatro tempos e os grandes V-Twins Jap. Passa então a dedicar-se mais a modelos de pequeno porte, a dois tempos, utilizando o mais comum motor da época, o Villiers.
Reclame de 1932

O modelo mais básico da marca foi o 98cc "Marvel" no ano de 1931. Outros modelos se lhe seguiram, como os "Wonder" e os "Eclipse", com o motor montado dentro do quadro de aço prensado.
Em 1935 é lançado o modelo "Pullman" que escondia parcialmente o motor e a roda traseira.

A bela Pullman de 250cc de 1935




Já no ano de 1937 voltam os motores a quatro tempos, desta vez da Matchless, que em conjunto com os a dois tempos encerraram a produção.
A 350cc de 1937 e motor Matchless


No ano de 1940, já em plena segunda guerra, o fabrico é interrompido, não voltando a ser retomado.

1940 Coventry-Eagle Autoette de Luxe


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