sábado, 29 de dezembro de 2012

Thor




Thor


1903-20

A história desta marca começa em 1886 com a Aurora Machine and Tool Company, uma loja de ferramentas e máquinas para a indústria de bicicletas.  Numa época em que muitos fizeram fortuna ao fabricarem bicicletas, comprando as peças mais complexas, soldando e pintando de acordo com a sua própria marca ou desenho.
Era aqui que a Aurora entrava, pois produtos tais como guiadores, garfos, freios, rodas ou raios, tudo vendia em vários modelos.
Esta primeira Thor é igual à primeira Indian
Em1899 aparece Oscar Hedstrom um dos fundadores das motos Indian, que apresenta na Aurora um motor muito semelhante ao famoso De Dion Bouton, ou mesmo uma cópia, embora com algumas modificações que o tornavam muito superior a todos feitos à data.
Em 1901 Hedstrom associa-se a George Hendee e assim nasce a Indian Motorcycle Company
Depois de um ano de testes e de três protótipos construídos, a Aurora ficou incumbida do fabrico do motor de Hedstrom para as primeiras Indian, podendo utiliza-lo ou até vender a outros fabricantes, pagando estes direitos de patente.
Em 1902 já 137 motos Indian tinham sido fabricadas, e os motores todos produzidos pela Aurora.




Como fabricava motores, em 1903 a Aurora decidiu fundar a Thor Moto Cycle and Bicycle Company.
No seu catálogo todos os componentes de uma moto podiam lá ser encontrados. Uma imagem mostrava uma moto com todas as peças identificadas como sendo "moto montada a partir de componentes Thor".
No catálogo não existia quadro para montar a moto, embora pudessem ser comprados os componentes e montado um a gosto.



Por este motivo em 1902 e 1903, quer as motos Thor, quer as Indian, tal como outras marcas menos conhecidas eram visualmente muito semelhantes entre si.
Ainda hoje se encontram motos que foram restauradas para serem "Thor", na realidade não o eram, embora os componentes fossem provenientes da Aurora.
Em 1905 existiam vários clones da Thor sendo os mais conhecidos a Reading Standard, Merkle, Apache, Raycycle, Manson e mais tarde a Sears e a Torpedo.
1908 Thor Single
1909 Thor road model

1911 Thor IV Single
1913 Thor single

As suas primeiras motos tiveram um modelo inicial que se manteve de 1903 a 1905. De 1906 e 1907 um outro modelo foi lançado com o mesmo desenho, embora com várias alterações. Outras modificações surgiram em 1908, sendo vendido como "modelo 7" e descontinuado em 1909.
Em 1911 é lançado um V-Twin com o cilindro traseiro na vertical e o dianteriro projectado para a frente a fazer lembrar ligeiramente o desenho do motor Ducati.


1915 Thor
1916 Thor Modelo U
No ano de 1912 surgem dois novos motores, um monocilindrico e um v-twin a 50 graus de ângulo. Como opção este modelo era vendido com uma caixa de duas velocidades de alumínio. Esta mesma caixa de velocidades foi igualmente comercializada até 1914 a outras marcas.
Neste mesmo ano a Thor decide apresentar as suas motos nas cores de Branco ou azul.




Já em 1914 os motores V-Twin foram aumentadas de 1.000cc para 1.200cc e as motos ganharam estrados para os pés, retirando assim os pedais de bicicleta. No ano seguinte a cor branca foi abandonada pela marca.
O ano de 1915 foi muito mau para esta marca. A concorrência  feita pela Indian, Harley, ou a Excelsior era muito forte. Estas marcas apresentaram uma caixa de três velocidades convencional, que deixava a Thor sem possibilidade de responder, pois comparativamente tratava-se de uma máquina sobre dimensionada, pesada e pouco manejável.
O motor monocilindrico
O bonito motor V-Twin da Thor
1916 foi o último ano deste projecto e o desenho final destas motos. Apareceram também com uma caixa de 3 velocidades com uma embraiagem convencional. Terá sido igualmente neste ano que a produção de motores terminou.
A partir daqui e no ano de 1917, foi acrescentado um cavalete à roda dianteira.
Em 1918 mudam o guarda-lamas frontal e colocam um porta bagagem. Igualmente foram adicionados fixadores para a possibilidade de montagem de um side-car.


Estas últimas alterações terão sido efectuadas a pensar na utilização militar, mas nada indica que tenha havido destas motos no exército dos USA.


Na foto de cima podemos ver Charlie Chaplin numa Thor single, e em baixo um video de 1914 onde ele também conduz uma Thor, provávelmente a mesma da foto.


foto da época
Como existem na Europa algumas destas últimas motos, é provável que algum país tenho comprado uma grande quantidade destas máquinas.
A Thor chegou a ter uma equipa de competição entre 1908 a 1912, até com bastante sucesso, pela mão de William Ottaway. Este piloto em 1911 junta-se à Harley Davidson, conseguindo que em 1916 a marca fosse campeã da América.

William Ottaway publicitando a Thor que abandonou em 1911, passando a integrar a equipa Harley Davidson







Já em 1918 a Thor Motorcycle Company começa a afundar-se, cessando a produção em 1920.
Os últimos modelos produzidos tinham motores datados de 1916 embora montados em anos seguintes.
Quem pretender uma informação muito mais completa sobre estas motos, está disponível aqui mas em inglês.
Para quem quiser ver melhor um destes motores, no video em baixo podemos ver as várias etapas do fabrico artesanal de uma réplica de um destes motores, neste caso um monocilindrico de 1908.



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