terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bekamo

Bekamo


1922-25


Bekamo significava "Berliner Kleinmotoren Aktiengesellschaft" o que queria dizer em inglês: "Berlin small-power-engine Corporation", ou na nossa língua: "Companhia dos pequenos motores berlinenses".
Com motores desenhados por Hugo Ruppe, um dos mais brilhantes engenheiros da sua época, fornecia motores de baixa cilindrada, a dois tempos, a vários fabricantes alemães dos anos 20.

1922 Bekamo MHV 3,5 HP



Hugo Ruppe no ano de 1919 junta-se à DKW em Zschopau, onde desenvolve o seu primeiro motor a dois tempos. Com as suas idéias evolutivas, em 1922 separa-se da marca devido a desentendimentos com o director Jorgen Skafte Rasmussen, que rejeita a sua ideia de criar motores sobre-alimentados em motos de série.
O motor Bekamo

motor lado direito

motor lado esquerdo

O sistema de dois pistons do motor Bekamo


Nesse mesmo ano, Ruppe funda a Bekamo em Berlim. O seu motor de 129cc foi de imediato um sucesso, já que os motores a dois tempos da época não eram nem de qualidade, nem fiáveis.
Este motor a dois tempos de Ruppe, com dois pistons, obrigava o motor a um movimento mais esforçado conferindo-lhe um poder superior ao dos motores convencionais. Digamos que o segundo piston funcionava como compressor ao piston que fazia a explosão, dando-lhe assim mais potência. Por ser uma questão técnica, esta solução pode ser lida em inglês no site: http://www.motohistory.net/news2011/news-july11.html.
Como resultado desta experiência tivemos um excelente motor de 3,5hp comportando-se como se tivesse 4,5hp, algo que nenhum outro motor de série do seu tempo conseguia igualar.

Imagem da primeira Bekamo 129cc com quadro em madeira

As primeiras motocicletas Bekamo tinham uma inédita estrutura em madeira e um acabamento muito cuidado. A par com um motor complexo e uma boa qualidade de construção, esta moto tinha um custo final muito elevado. Apesar dos motores serem vendidos para outros fabricantes, os lucros começaram a baixar, de modo que no ano de 1925 Hugo Ruppe encontrava-se falido.


No entanto a história desta moto não termina aqui. Ruppe muda-se para Rumburk na Checoslováquia onde com toda a maquinaria da antiga fábrica, e com os mesmos motores funda a Kaehler & Ruppe. São produzidas a segunda geração da Bekamo, o modelo TX. Em 1929 lança seu último modelo, uma 248cc com quadro tubular.


1927 Bekamo TX 175 CZ

Nos anos de 1929/30 com a crise económica a agravar-se, mais uma vez a sorte vira as costas a Ruppe que acaba igualmente por fechar esta fábrica.

Depois da Segunda Guerra Mundial, Ruppe volta para Zschopau numa situação de quase mendicidade. Sobrevive num quarto até 1949, aquele que foi um dos grandes pioneiros da história do motociclismo.





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